15.9.06

Governo quer mais dados!

Governo concorda que crise no campo colaborou com aumento do trabalho infantil
O governo ainda quer mais dados para avaliar os reais motivos que levaram ao crescimento do trabalho infantil no ano passado, segundo mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE. O secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social, Rômulo Paes, concorda que a crise no campo ajudou a levar a este fenômeno, mas destacou que a pesquisa não tem um suplemento especial para buscar respostas precisas. Segundo ele, isso ocorrerá na Pnad 2006, cujo levantamento deve começar em breve.

- Enquanto no Brasil houve maior formalização do trabalho, na área rural há crescimento de consumo próprio. Precisamos entender mais o que acontece - afirmou o secretário.

De qualquer forma, o secretário refuta a idéia de que os programas sociais do governo não estejam dando resultados no combate ao trabalho infantil. E cita a integração do Bolsa Família ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que paga entre R$ 25 e R$ 40 mensais para cada criança que for tirada do mercado de trabalho e levada para a escola.

A idéia é unificar os dois projetos e universalizar o benefício, chegando a 2,7 milhões de crianças que trabalham. Hoje, o Peti atende a 1,01 milhão. Está sendo criado um único cadastro dos dois programas. As características do Peti serão mantidas, mas com pagamento vindo do Bolsa Família.

Paes comemorou a melhora de alguns indicadores da Região Nordeste, a mais pobre do país. Para ele, o crescimento do emprego local é conseqüência do processo de descentralização econômica pelo qual o Brasil tem passado, e creditou também ao Bolsa Família a redução da desigualdade social na região.
O Globo

Nenhum comentário: