18.9.06

Boletim da campanha Lula

Boletim campanha lula

Querem ganhar no tapetão?

Na tarde desta segunda-feira os presidentes do PSDB e do PFL, Tasso Jereissati e Jorge Bornhausen, reuniram-se no Rio de Janeiro com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, para discutir uma representação contra a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.

Claro que todo cidadão tem o direito de recorrer à Justiça, caso sinta seus direitos lesados. Claro, também, que a Justiça Eleitoral é o foro competente para discutir candidaturas, horário gratuito, propaganda eleitoral e similares. O que não fica claro é quem, na opinião dos senadores Jereissati e Bornhausen, deve eleger o próximo presidente da República: 125 milhões de brasileiros ou um grupo de juízes?

Sabemos que os senadores andam tendo problemas eleitorais. Tasso Jereissati é senador tucano eleito pelo Ceará. Mas no seu estado, Tasso não apóia o candidato tucano ao governo do estado. Já Bornhausen, senador pefelista eleito por Santa Catarina, preferiu não disputar sua recondução ao Senado, porque sabia que seria derrotado nas urnas.

Mas os problemas eleitorais dos senadores não justificam o desconhecimento de uma regra básica numa democracia: ao povo cabe eleger o presidente da República. Qualquer coisa fora disto é factóide. Ou golpe.

Nenhum comentário: