13.9.06

Dez trechos do livro "Viagens com o Presidente"

O livro foi escrito pelos jornalistas Eduardo Scolese (Folha de São Paulo) e Leoncio Nossa (O Estado de São Paulo) que atuam no Comitê de Imprensa do Palácio do Planalto.

Os episódios sucedem-se aos montes no relato feito pelos dois jornalistas de algumas das 423 viagens que Lula fez desde sua posse até abril passado, das quais 91 para o exterior. Em 36 meses de governo, Lula visitou, em média, um município a cada quatro dias.

1º EPISÓDIO RIDÍCULO

Nas viagens internacionais, logo no início do trajeto de volta ao Brasil, Lula costuma chamar o Ministro Celso Amorim e um Oficial da Aeronáutica à sua cabine e, com a ajuda de um grande mapa-múndi, trata de ficar imaginando quais poderiam ser os próximos paises a serem visitados. A rotina, então, é questionar Amorim sobre as características dos países apontados por ele no mapa e ao militar pergunta a respeito das questões técnicas das rotas imaginadas, como escalas e trajetos viáveis à aeronave.

2º EPISÓDIO RIDÍCULO

Numa tarde de calor infernal, o presidente Lula estava suado, abraçando e beijando admiradores numa cidadezinha da Bahia, e pediu uma toalha, com urgência. O ajudante de ordens ouviu e saiu meio desajeitado, lento, e Lula, irritado, comentou: "Olha o bundão, lá vai o bundão pegar a minha toalha".
Ninguém estranhou. O governo mal começava, mas o descaso com as boas maneiras já era rotina no Planalto.

3º EPISÓDIO RIDÍCULO

- "Cadê as cartilhas, porra?" Esbraveja o Presidente da República.
O ajudante de ordens tenta se desculpar. O Presidente está uma fera, elevando o tom da voz na frente de todos. Vermelho de raiva, Lula grita ao funcionário:
- "Como é que não trouxe as cartilhas, seu incompetente!"

4° EPISÓDIO RIDÍCULO

-"Tá vendo? Eu não tenho mesmo curso superior, mas quem carrega papel para mim tem...todos eles têm curso superior" - disse Lula a um ministro, depois de receber um discurso das mãos de um assessor.

5º EPISÓDIO RIDÍCULO

Numa audiência com a Ministra do Meio Ambiente, Marin a Silva, na época em que o governo começava a discutir a transposição de parte das águas do Rio São Francisco, o presidente ouve atentamente a opinião contrária dela e os argumentos favoráveis dos técnicos das empreiteiras. Após ouvi-la, Lula consola a Ministra:
- "Marina, essa coisa de meio ambiente é igual a exame de próstata, não dá para ficar virgem a vida toda. Uma hora eles vão enfiar o dedo no cú da gente. Então, companheira, se é para enfiar que enfiem logo."

6º EPISÓDIO RIDÍCULO

No final do primeiro ano de governo, Lula vai ao Egito e visita o Museu do Cairo. Naquele dia, o primeiro comentário ocorre quando é informado de que a tumba do faraó Tutancâmon foi a única entre as dos imperadores egípcios a resistir aos ataques de saqueadores:
- "Veja desde quando vem o crime organizado!"

A seguir, é a vez da primeira-dama soltar a sua apreciação, ou ouvir do guia que os egípcios seguiam setenta mandamentos, e não apenas dez:
- "Imagine, setenta. É muito pecado!"

7º EPISÓDIO RIDÍCULO

Lula, durante viagem ao Japão, a um assessor que queria fazer-lhe um relato das atividades da CPI dos Correios, nesse dia:

- "Deixa eu te dizer uma coisa, meu caro. É o seguinte. Se você tiver que dar uma noticia ruim a um companheiro, não faça isso à noite, pelo amor de Deus. Se tiver passado das nove da noite, primeiro que não vai ter tempo para resolver mais nada naquele dia, e segundo, você ainda vai fazer o favor de estragar o sono do companheiro. Ele não vai conseguir dormir mais com aquela coisa martelando na cabeça."

O Presidente olha o assessor e solta mais uma preciosa dica:
-"Ah, e de preferência também não dê uma notícia ruim a um companheiro pela manhã. Não dê, não dê. Isso vai fazer o companheiro começar o dia num baita mau humor. É horrível!"

8º EPISÓDIO RIDÍCULO

Na viagem que fez à Bolívia em janeiro de 2006, Lula fica irritado ao ler um artigo de jornal que aponta algumas falhas na política agrária do governo federal:

-"Tem que mandar esse cara aqui tomar no cú. A gente aumenta o número de contratos da agricultura familiar, faz uma reforma agrária de qualidade e investe no agronegócio e ainda tem que ler isso aqui?"

Ao notar o silêncio dos assessores, Lula prossegue o ataque: "Um caso como esse não tem jeito, meus caros, não tem jeito. Tem que mandar tomar no cú mesmo, não tem outro jeito."

9º EPISÓDIO RIDÍCULO

Numa sessão de cinema, no Palácio da Alvorada, num dos raros momentos em que o Presidente se dispõe a bater papo com senadores e deputados, ele
foi questionado, em tom de brincadeira, pela senadora Ana Julia, do PT paraense.

-"Presidente, diga para nós. O que existe de fato entre o senhor e o governador sergipano João Alves?"
-"Eu sempre quis foder o João Alves. Já fiz aliança com todo mundo lá, com o Albano Franco, com o Almeida Lima. Eu faço aliança com qualquer um para foder o João Alves. Esse eu quero foder de qualquer jeito." Bem...com o Brasil, ele já faz isso há 4 anos!

10º EPISÓDIO RIDÍCULO

Na suíte presidencial de um hotel de Georgetown ao receber de um assessor o texto do discurso que fará sobre o combate mundial à fome.
Diante do Ministro Celso Amorim e de funcionários do Palácio do Planalto e do Itamaraty, o presidente folheia rapidamente a papelada e a arremessa a metros de distancia:
-"Enfiem no cú esse discurso, caralho. Não é isso que eu quero, porra. Eu não vou ler essa merda. Vai todo mundo tomar no cú. Mudem isso, rápido!"

6 comentários:

Anônimo disse...

Ao ensinar à Ministra Marina Silva a forma correta de pensar as questões ambientais, Lula dá uma contribuição original à expressão "inclusão digital". Talvez seja este o significado oculto de sua secreta intenção para com o povo brasileiro.

Anônimo disse...

meu deus! não sei se rio ou se choro!

Anônimo disse...

concordo c william e acrescento:
Tô com medo!!!!!!!!ah esqueci vergonha tb.
somos cucarachas é oq dizem os outros paises
Com umenergumeno desse nos representando eu gostaria de ter um buraco p enfiar o rosto
A q ponto decaimos MEU DEUS
vera

Anônimo disse...

Classy, very classy!!!!!!!!

Anônimo disse...

ô presidentezinho boca suja

EU FALO PALAVRÃO, MAS O LULA.....

ME SUPEROU

Anônimo disse...

Com a Palavra de Deus há a pura sabedoria....lá está escrito:

Mateus 12:34
"A boca fala do que o coração está cheio"

Provérbio 15:2
"A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia." Pr 15:2

Provérbios 16:23
"O coração do sábio instrui a sua boca e acrescenta doutrina aos seus lábios."


Acho que há necessidade de falar mais nada, não é?

Marcos Pires