17.9.06

Escutas ilegais

TSE descobre grampos em telefones de ministros

Uma varredura nos telefones dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral constatou que três deles vinham sendo monitorados: o do presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio; seu vice-presidente, Cezar Peluso e o ministro Marcelo Ribeiro, representante da advocacia no tribunal, responsável pelo julgamento do abuso na propaganda eleitoral.

O diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura Filho, dará entrevista coletiva nesta segunda-feira, às 9h, para relatar a descoberta. O rastreamento foi feito por empresa que faz a verificação sempre que chamada pela direção do TSE.

O fato é inédito. É a primeira vez que se descobre a existência de grampos em telefones da cúpula do Judiciário brasileiro. Já houve casos de grampos em telefones de parlamentares e até mesmo o gabinete da Presidência da República foi monitorado. Isso aconteceu em 1983, no governo do general-presidente João Figueiredo. Anos depois, já fora do poder, Figueiredo revelaria que quem grampeou seu gabinete fora Heitor Aquino Ferreira, ex-major que fora secretário particular e colaborador dos generais Golberi do Couto e Silva e Ernesto Geisel. Aquino Ferreira, um dos principais colaboradores da coleção as Ilusões Armadas do jornalista Elio Gaspari.

Revista Consultor Jurídico, 17 de setembro de 2006

Nenhum comentário: