21.6.07

Sobre Welli

Relator-relâmpago doou R$ 1,2 milhão a campanha de ministro das Comunicações

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) assumiu a relatoria do processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL) depois que Epitácio Cafeteira (PTB-MA) pediu licença alegando problemas de saúde, mas deixou o posto ontem mesmo.
Suplente do ministro Hélio Costa (Comunicações), o senador Wellington Salgado (MG), 49, é um expoente da "tropa de choque" do PMDB que, por não se incomodar com o desgaste político, era escalado para defender o partido e o governo.
Em sessão recente do Conselho de Ética, solidário a Renan, disse: "Não vou fazer política no Conselho de Ética porque um dia posso ser eu sentado aqui". Nessas horas revela seu potencial folclórico, reforçado pela figura enorme de cabelos compridos e desgrenhados.
Foi o caso de quando propôs no mês passado, durante a CPI do Apagão Aéreo, que fosse feita a reconstituição do acidente da Gol. Virou tema de chacota.
Salgado e sua família são donos da Universo (Universidade Salgado de Oliveira) e da Unitri (Centro Universitário do Triângulo). Sua família doou R$ 1,23 milhão à campanha de Hélio Costa ao Senado -metade de todo o valor. Salgado assumiu o mandato de senador em 11 de julho de 2005, quando Costa se licenciou.
Ao assumir o cargo, Salgado se afastou da presidência da Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, mantenedora da Universo e da Unitri, em Araguari e Uberlândia.
Com a Universo, ele cruzou a fronteira do Rio de Janeiro e levou seus negócios a Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Brasília e Osasco, já nos anos 90. Nessa mesma época, chegou ao Triângulo Mineiro. Foi a partir daí que firmou sua amizade com Costa -amizade essa de contato diário já que o ministro mora com o senador na casa que Salgado tem em Brasília.
Aliados de Costa dizem que, para a atividade social que tem um ministro, foi conveniente aceitar a oferta de moradia de Salgado, por causa do espaço do imóvel onde ele mora.
Detentor de 50% de participação na Rede Vitoriosa de Comunicações, que é retransmissora do SBT, e sócio da rádio Hit Parade, Salgado é presidente da recém-criada Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado. Para ele não há conflito de interesses. O senador também já foi presidente da Comissão de Educação.
Nascido no Rio, é professor de educação física, graduado em pedagogia pela Universidade Federal Fluminense e doutor em educação à distância pela Universidade Nacional de Madri. Só propôs dois projetos de lei, um deles para que o Senado seja responsável pela aprovação dos indicados para compor o Conselho Nacional de Educação.
Salgado é acusado em uma ação popular de simular em 1996 um contrato de comodato com Renan Calheiros para ocupar um terreno de 5.338 m2 em Goiás. Haveria, no entanto, um documento de gaveta definindo a transação como contrato de compra e venda.
Folha

Nenhum comentário: