17.6.07

Pimenta só nos olhos dos outros!!!!

"Depois de uma semana em que Lula atacou duas vezes a imprensa, voltam as perguntas de sempre. Você acha que a imprensa e os jornalistas são arrogantes? Acho. Que se sentem acima do bem e do mal? Acho. Que muitas vezes erram feio? Acho.
Mas a imprensa independente e crítica não é apenas instrumento fundamental da democracia; é também como a própria democracia: ruim com ela, pior sem ela, porque não se inventou nada melhor.
O que assusta quando Lula insinua que a imprensa trabalha contra o país é que o PT passou duas décadas alimentando a imprensa contra Sarney, Collor, Itamar e FHC. E, enquanto caía um ministro atrás do outro, até um presidente, Lula e o PT sempre fizeram o papel de vítimas. Os acusados e os que caíam eram os outros, mas eles é que se diziam perseguidos.
Agora, quando o governo é do Lula e os ministros são do PT e dos seus aliados, o que era bom passou a ser ruim. Pimenta nos olhos dos outros era refresco. E Lula, que acha que tudo de bom neste país começou com ele, não pára de criticar a imprensa por... fazer tudo o que ele e o PT estimularam que fizesse contra os outros, todos os outros.
Alguém lembra, por exemplo, como o ministro Eliseu Resende caiu da Fazenda no governo Itamar?
Nem vale a pena pesquisar, porque era tudo bobagem, fichinha perto de tudo que se vê hoje. Quem denunciava? O PT. Quem divulgava?
Nós, da imprensa. Mas quem se dizia "vítima" eram os petistas. Como hoje quem se diz "vítima" continuam sendo o PT e Lula. Se estava tudo certo, ótimo. Se estava tudo errado, que se dê ao governo Lula o mesmo tratamento que se deu a todos até aqui e se feche o ciclo depois. O que valia para Sarney, Collor, Itamar e FHC tem de valer para Lula, que talvez seja tão arrogante, se sinta tão acima do bem e do mal e cometa tantos erros quanto a imprensa que critica.

ELIANE CANTANHÊDE - elianec@uol.com.br

Nenhum comentário: