22.6.07

O arsenal suspeito de Sílvia

A empresária curitibana Sílvia Pfeiffer abusou de denúncias e acusações ontem, durante a CPI do Apagão Aéreo do Senado. O arsenal da mulher que diz trabalhar há 20 anos com obras e publicidade nos aeroportos brasileiros atingiu integrantes não apenas da cúpula da Infraero, como também aliados e amigos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Personagens de escândalos do passado recente, como o ex-ministro Zé Dirceu, o publicitário Duda Mendonça e o empresário Marcos Valério foram citados no depoimento de Sílvia aos senadores. Sobrou até para a ex-secretária de Lula Mônica Zerbinato, que este mês deixou o Palácio do Planalto para trabalhar como chefe de gabinete na Agência de Promoção de Exportações e Investimentos.

Até mesmo o relator da CPI, senador da oposição Demóstenes Torres (DEM-GO), preferiu encarar as denúncias da empresária com cautela. “Ela operou, não há dúvida. Mas é preciso checar com o Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal”, disse. Decidido a aprofundar as investigações sobre os esquemas relatados por Sílvia Pfeiffer, o senador anunciou que vai pedir a quebra de sigilo bancário e fiscal das pessoas a que a empresária disse ter pago propina.

Na lista dos próximos alvos de Demóstenes está o publicitário Duda Mendonça, que se enrolou na CPI dos Correios em 2005, e o amigo de Lula Valter Samara, dono de cartório no Paraná.

Depósitos
Durante três horas, Sílvia Pfeiifer disparou acusações e denúncias contra dezenas de pessoas. Ela já havia feito o mesmo na sede da Polícia Federal no Paraná. Passou cinco dias depondo. Na documentação apresentada à PF, há depósitos bancários feitos em nome da mulher de Mário Macedo, ex-superintendente da Infraero em Alagoas e Paraná. Hildebrandina Macedo diz que vendeu jóias a Sílvia. “Jóias de R$ 20 mil?”, questiona a empresária que, ontem, apresentou notas com valores mais baixos dizendo ser relativos a colares e pulseiras que comprou para sua empresa presentear funcionários da Infraero e também da agência de Duda Mendonça. “Uma pessoa, em nome dele (Duda) me ligou, e disse que queimaria todos os documentos. Fui coagida”, afirmou Sílvia.

Contra o ex-publicitário de Lula, Sílvia disse que clientes dele exibiam anúncios em lugares irregulares, graças ao esquema da empresa Aeromídia com a Infraero. Sílvia foi sócia da Aeromídia e revelou pagar propina para manter contratos. A Aeromídia chegou a pagar também a faculdade da filha de Mário Macedo, Ana Carolina, e a contratar filhos de superintendentes da estatal para assegurar os negócios. “É procedimento normal na Infraero, tem que pagar para entrar”, disse ontem.

À ex-secretária de Lula Mônica Zerbinato, Sílvia Pfeiffer não pagou, mas garantiu que um amigo de Lula lhe ofereceu facilidades na Infraero em troca de 10% de propina para o PT. Quem intermediaria a negociata, de acordo com o depoimento de Sílvia, seria Mônica Zerbinato. Ela é mulher de Osvaldo Bargas, um dos alvos do escândalo da compra do dossiê contra os tucanos, no ano passado. A saída de Mônica do Planalto foi interpretada como uma tentativa de afastar Lula da CPI do Apagão. Mas nem mesmo a oposição na comissão acredita que essa linha de investigação renderá resultados concretos.

Sílvia Pfeiffer tentou contar na CPI que a rotina de pagamento de propina no Paraná se repete em todo o país. Ela revelou que pagou R$ 20 mil ao superintendente de Logística e Carga da Infraero, Luiz Gustavo da Silva Schild. Declarou que uma rede de livrarias deve à estatal, mas continua abrindo lojas nos aeroportos graças à corrupção. A Infraero avisou que estuda providências jurídicas contra Sílvia. O presidente da estatal, brigadeiro José Carlos Pereira, afirma que uma sindicância interna já foi aberta para apurar as denúncias.

O depoimento foi suspenso porque Sílvia Pfeiffer passou mal. A pressão dela subiu assim que a assessoria parlamentar da Infraero passou a municiar os senadores com perguntas e informações que colocavam em xeque a credibilidade da empresária. Ela volta na próxima terça-feira para concluir o relato. Ontem, explicou que tem dois CPFs porque teve a bolsa roubada e que não atendeu a intimações da PF porque estava doente ou viajando.
Correio Brasiliense

Nenhum comentário: