Caso Waldomiro, ainda longe do fim
Dois anos depois, ex-assessor de Dirceu e demais acusados nem sequer respondem a processo criminal na Justiça
Às vésperas de completar dois anos, o caso Waldomiro Diniz - primeiro grande escândalo do governo Lula, em que o ex-assessor da Presidência foi flagrado cobrando propina de um empresário de jogos no Rio - continua sem que as Polícias Federal e Civil, o Ministério Público e duas CPIs provem na Justiça que os acusados cometeram algum crime, apesar das provas dos processos. São cruzamentos de telefonemas, relatos de encontros, registros de visitas e reuniões, depoimentos e, principalmente, a confissão e o flagrante filmado do momento em que o principal acusado do caso cobra propina para financiamento de campanhas eleitorais e para benefício próprio.
O escândalo Waldomiro veio à tona no dia 13 de fevereiro de 2004, com reportagem publicada pela revista Época. Nela, o ex-assessor aparece numa fita, gravada em 2002, cobrando propina do empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Em troca, Cachoeira poderia fazer alterações numa licitação aberta pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) - que, na época, era presidida por Waldomiro.
No mesmo dia, Waldomiro foi exonerado do cargo que ocupava no governo federal: subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil. E, apesar da resposta imediata, foi a partir desse escândalo que o então ministro José Dirceu passou a perder força dentro do governo.
PROCESSOS
De lá para cá, dois inquéritos policiais foram abertos, duas denúncias criminais e uma ação cível foram entregues à Justiça e duas CPIs foram criadas - a dos Bingos, em Brasília, e a da Loterj, no Rio. Apesar das acusações, Waldomiro e outros envolvidos nem sequer respondem criminalmente na Justiça. É que, nas duas tentativas de conclusão dos promotores, o juiz devolveu os processos-crime para mais investigações.
Pesam sobre Waldomiro acusações de corrupção passiva, formação de quadrilha, fraude em licitação, tráfico de influência e improbidade administrativa. Na CPI dos Bingos, a mais ampla das investigações, que será concluída agora em abril, Waldomiro responde em três frentes: sua participação na renovação do milionário contrato da multinacional Gtech com a Caixa Econômica Federal, que teria beneficiado a empresa em pelo menos R$ 40 milhões; sua ligação com empresários de bingos, que teriam financiado campanhas eleitorais do PT em troca da regulamentação dos jogos no País; e suas relações com Carlinhos Cachoeira, num suposto esquema de favorecimentos em loterias estaduais.
Relatório parcial da CPI dos Bingos, aprovado no início do mês, já pede o indiciamento de Waldomiro Diniz por corrupção passiva, crime contra procedimento licitatório e improbidade administrativa. Mas o relatório diz respeito apenas ao caso Gtech. Não estão listados os casos de crime eleitoral, como os R$ 100 mil que Waldomiro confessou em seus depoimentos ter recebido de Cachoeira, destinados à campanha de Geraldo Magela (PT) ao governo do Distrito Federal, em 2002.
"Apesar da convicção que existe de que ele teria participado de todos os esquemas, o problema é que há uma dificuldade de produzir provas. É mais uma condenação política do que jurídica", admite o relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).
Enquanto isso, o homem considerado estopim de toda a crise do governo Lula e do PT vive em Brasília sob a sombra do esquecimento. No prédio em que mora, na quadra 202 Sul de Brasília, Waldomiro é pouco visto.
Durante a semana, o Estado tentou contato com Waldomiro, mas seu advogado, Luiz Guilherme Vieira, informou que ele não iria falar e tudo que tinha a dizer já estava declarado oficialmente nos processos.
Estadão
5 comentários:
best regards, nice info
» » »
What a great site
http://www.edge-external-hard-drive.info/calculating-hard-drive-capacity-for-video-surveillance.html Harddrive rebooter Courtney corner basketball Thomas and julius jones youth football camp toshiba hard drive tools state farm home insurance toyota part Short term disability insurance policies Copying disc to harddrive http://www.edge-external-hard-drive.info/add-new-hard-drive-linux-fedora-core.html copy dvd to hard drive freeware tramadol tramadol and dosage factory+cd+changer built in gas double ovens usa Infocus lcd diagonal screen tv 4 gb psp hard drive Reformating hard drives xp Liscensing agreements patents
Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
»
best regards, nice info buy ultram where buy tramadol 1969 buick gs paint codes Ultram a1a1
Best regards from NY! »
Postar um comentário