8.2.06

Hoje é dia de Soraya!

CPI ouve hoje ex-assessora que acusou PT em Londrina

A CPI dos Bingos ouve hoje Soraya Garcia, ex-assessora de Finanças do PT em Londrina. Em depoimento à Polícia Federal, ela denunciou a existência de um esquema de caixa 2 que teria movimentado R$ 6,5 milhões na campanha de reeleição do prefeito Nedson Micheletti (PT).
Ao Ministério Público, ela acusou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, de envolvimento com o caixa 2 e afirmou que o dinheiro não declarado vinha do Diretório Nacional. Bernardo, que à época exercia mandato de deputado, nega.
A convocação pela CPI ocorreu mesmo com os votos contrários dos senadores petistas Eduardo Suplicy (SP), Tião Viana (AC) e Flávio Arns (PR). O autor do requerimento, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), alegou que a ex-assessora petista já fizera denúncias à imprensa sobre o caixa 2.
No Paraná, as investigações da Justiça Eleitoral e da PF sobre o suposto esquema 2 estão bloqueadas desde setembro, por causa de recursos encaminhados pelo PT ao Tribunal de Justiça (TJ) do Estado.
Dois recursos já foram negados, mas os outros dois estão em julgamento. Um dos pedidos derrubados pelo TJ questionava a competência da Justiça Eleitoral local para investigar o prefeito.
VALHO
A denúncia foi feita em julho de 2005 e também envolveu o deputado estadual André Vargas, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, que é londrinense. Bernardo e Carvalho processam Soraya por calúnia e difamação. Nos primeiros dias após a acusação, a Polícia Federal descobriu mais de R$ 150 mil em despesas não contabilizadas pelo partido. A PF investigava também irregularidades na prestação de contas do PT londrinense.
O partido prometeu em agosto auditar as contas de campanha – trabalho que, segundo informou ontem o presidente municipal da sigla, Antônio Kasprovicz, não tem data para ser concluído.
Estadão