21.2.06

Berzoini ameaça acionar Tasso!

Berzoini ameaça acionar Tasso, que acusa PT de roubar
Presidente da legenda diz que filiados merecem respeito e não pode deixar ataques "passar em branco"


O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), voltou ontem a dizer que o partido recorrerá à Justiça para conter as críticas "sem fundamento" da oposição. "Processaremos qualquer ataque gratuito e infundado. O PT merece respeito", afirmou ele, no Recife. Foi uma resposta ao presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), que, sábado, durante convenção estadual do partido no Ceará, acusou a gestão petista de ter montado um esquema de "roubo organizado, sistematizado, dentro do Palácio do Planalto".

"Não vamos abrir centenas de processos, mas vamos pegar os (casos de acusação) mais significativos, para dar o exemplo. E, nesse caso, não podemos deixar passar em branco", avisou o presidente do PT. "Afinal, trata-se de uma liderança partidária, que deveria ter mais cuidado com o que fala. Não vamos aceitar calúnias de forma alguma. Quando éramos oposição, sempre fizemos uma fiscalização dura, mas nunca negamos o direito de defesa."

Berzoini disse, também, que o ataque de Tasso mostra que "o desespero dos tucanos está cada vez maior". "Eles não percebem que esse tipo de discurso truculento, para tentar criar uma imagem falsa sobre o governo e o PT, só faz o PSDB ficar desacreditado", alfinetou.

Em tom irônico, Berzoini aproveitou para provocar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Eu fico satisfeito que ele não pare com as críticas. A melhor coisa para o presidente Lula é a população ter bem presente o que foi a tragédia trabalhista, econômica e social do presidente Fernando Henrique Cardoso", afirmou. "No nosso governo conseguimos reverter o caos econômico. Portanto, toda comparação para nós é bem-vinda."

CAIXA 2

Indagado se as denúncias que abateram o PT vão se transformar no principal assunto da campanha da oposição, o líder petista deu pouca importância ao tema, mas reconheceu que o partido "não poderá fugir a esse debate".

"Temos de assumir o que de fato ocorreu: financiamento irregular de campanha e caixa 2. E combater a versão que tucanos e pefelistas tentam sustentar, de um grande esquema de corrupção dentro do governo."

Mesmo diante do clima de campanha - com as reiteradas declarações em favor da candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -, Berzoini foi ponderado. "Muito embora todos nós tenhamos a convicção de que ele será candidato, a palavra do presidente deve prevalecer em termos de definição. Por isso, apesar de muita gente já querer falar sobre coordenação de campanha, marketing e assuntos desse tipo, teremos de esperar, pelo menos até o fim de março."

ADVERSÁRIO

Indagado sobre qual dos dois tucanos hoje cotados para disputar a Presidência - o prefeito José Serra e o governador Geraldo Alckmin - seria preferível para o PT enfrentar nas urnas, Berzoini foi evasivo. "A pior coisa que tem é escolher adversários. Por isso, neste momento, preferimos cuidar das questões internas do partido, conversar com todos os aliados possíveis e trabalhar para que as definições possam nos favorecer."

Berzoini passou o dia no Recife, onde participou de reuniões com a cúpula petista pernambucana, na tentativa de dar uma injeção de ânimo na candidatura do secretário nacional do PT, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, na disputa pelo governo estadual.