10.2.06

Palocci admite sair para campanha

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, já admite a possibilidade de se afastar do ministério para assumir a coordenação política da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Palocci admitiu pela primeira vez em público essa hipótese em entrevista de uma hora que vai ao ar no domingo, na Rede TV!, às 23 horas, no programa Show Business, de João Dória Jr.
Na entrevista, Palocci diz claramente que poderá assumir a coordenação de campanha caso o presidente Lula decida se candidatar à reeleição e haja o convide para assumir o cargo.
O hoje ministro exerceu o mesmo papel na eleição presidencial de 2002. Com a morte de Celso Daniel, ele assumiu a coordenação do programa do PT e, depois, coordenou a equipe de transição do novo governo.
Palocci dá todas as indicações também de que o seu sucessor na Fazenda poderia ser Murilo Portugal, secretário executivo da pasta. O ministro não poupou elogios a Portugal e disse que ele é uma pessoa preparada para assumir o posto, apesar de também ter servido ao governo FHC.
Bem-humorado, ao ser questionado sobre o que faria depois do governo, já que afirma que não se candidatará a nenhum cargo neste ano, Palocci diz sorrindo que "voltaria à medicina".
O que circula em Brasília, no entanto, é que, caso Lula seja reeleito, Palocci provavelmente voltaria a ocupar a pasta da Fazenda e, automaticamente, se tornaria um dos principais nomes do PT para concorrer às eleições presidenciais de 2010.
Palocci admite também na entrevista, que, algumas vezes, discordou das decisões do Banco Central de aumento da taxa de juros, mas que sempre optou por preservar a autonomia da autoridade monetária.
FSP

Nenhum comentário: