27.2.06

Lula veta traje de gala em jantar com a rainha

Em sua primeira viagem oficial a Londres, presidente se nega a usar "white tie" para banquete no Palácio de Buckingham

Convidado pela rainha Elizabeth 2ª para sua primeira visita oficial ao Reino Unido, de 7 a 9 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como ocorre com os principais chefes de Estado estrangeiros, será recebido num banquete de gala no palácio de Buckingham. Mas, contrariando o protocolo, se negou a vestir o "white tie", o formalíssimo traje recomendado pela realeza nessas ocasiões -fraque ou casaca, no caso dos homens, ornamentados com medalhas e condecorações.
A delegação brasileira foi liberada para vestir terno e gravata na recepção, para 150 convidados.
O traje é apenas um dos muitos pormenores que têm dado trabalho às diplomacias brasileira e britânica para finalizar o programa da viagem, que até agora, a poucos dias da chegada de Lula, ainda não foi divulgado. O Itamaraty promete fazê-lo nesta semana.
O Palácio do Planalto cortou atividades programadas originalmente, como a ida de Lula à Universidade de Oxford, onde funciona o movimentado Centro de Estudos Brasileiros. Coincidência ou não, o ambiente é muito associado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso -foi durante sua visita oficial ao país, em 1997, que o centro foi inaugurado, e ele já discursou lá em pelo menos duas ocasiões nos últimos anos, uma delas no mês passado.
O governo britânico, ávido por se distanciar da imagem antiga e conservadora imposta a essas recepções pela monarquia, queria que Lula visitasse um centro de nanotecnologia. O Planalto a princípio disse que não, e essa era até há pouco uma das questões em aberto da agenda.
É certo que a comitiva terá uma reunião bilateral com os representantes do governo Tony Blair. Além de uma conversa reservada com o primeiro-ministro, o presidente deve dar (e receber) atenção especial ao ministro das Finanças, Gordon Brown, provável sucessor de Blair e que já divide parte do poder central com o premiê.
No Parlamento, Lula deve se encontrar com o líder da oposição, o conservador David Cameron.
Logo após chegarem à cidade, Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, desfilarão de carruagem pelo "Mall", a avenida que leva ao palácio de Buckingham, onde ficarão hospedados. O caminho já está decorado com bandeiras do Brasil e do Reino Unido.

Tropicália
Outras certezas para o petista em seus três dias em Londres: o jantar no Guildhall, sede corporativa da área administrativa da City (coração financeiro da capital), a participação num seminário de negócios com empresários dos dois países, uma visita a uma exposição sobre a Tropicália no centro cultural Barbican e um almoço na residência oficial do embaixador José Maurício Bustani.
Pode ser que o presidente vá ao local onde será construída a Vila Olímpica dos Jogos de 2012, uma área que passa por um bem-sucedido projeto de revitalização na zona leste de Londres.
A última visita de um chefe de Estado brasileiro ao Reino Unido foi justamente a de FHC em 1997. Na época, ele e sua delegação vestiram "white tie" para o jantar de gala com a rainha. Depois disso, o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono, visitou o Brasil em março de 2002.
Folha

2 comentários:

Anônimo disse...

Best regards from NY! » » »

Anônimo disse...

Enjoyed a lot! » »