Auditores detectaram fraudes contábeis em valores movimentados entre 2002 a 2005; se confirmadas, sigla pode perder imunidade fiscal
Balanços do PT apontam caixa 2, vê Receita
Auditores da Receita Federal que fiscalizam o PT informaram à direção do órgão que já foram detectadas fraudes contábeis na escrituração do partido. Há incongruência entre os valores movimentados entre 2002 e 2005 e os registros feitos na contabilidade partidária. Na prática, isso significa a comprovação do caixa dois.
Os fiscais consideram inevitável que seja decretada a perda da imunidade fiscal da legenda nesse período. Significa dizer que o PT terá de pagar os impostos relativos aos últimos quatro anos, acrescidos de multa de até 150%. A auditoria ainda não foi concluída. Ao final, a direção do PT será intimada a se defender.
A Folha conversou com um dos auditores que realizam a fiscalização no PT. Ele está lotado na Superintendência da Receita em São Paulo. Concordou em falar sob a condição de que seu nome não fosse revelado. Não quis citar valores, protegidos pelo sigilo fiscal.
O auditor contou que o PT deve ser enquadrado como infrator do Código Tributário Nacional, uma lei de 1966. Estabelece no artigo 14 que, para fazer jus à imunidade tributária prevista no parágrafo 6º do artigo 150 da Constituição, os partidos devem, entre outras obrigações, "manter escrituração de receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão."
Caso se confirmem os dados, será a primeira vez que a legislação tributária será aplicada contra um partido. Até aqui, só entidades filantrópicas e organizações religiosas, também beneficiárias da imunidade na cobrança de impostos, haviam sido autuadas.
A investigação do fisco é um grave complicador para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Às voltas com as articulações políticas que antecedem o lançamento formal de suas pretensões à reeleição, Lula pode se tornar candidato de um partido considerado formalmente fraudador pelo fisco.
Além de ter de pagar tributos e multas, o PT se sujeita às penalidades eleitorais. Concluída a auditoria, a Receita terá de enviar o processo ao Tribunal Superior Eleitoral. Se seguir a legislação ao pé da letra, o tribunal abrirá um processo que sujeitará o PT à perda do registro eleitoral, bloqueando o acesso ao fundo partidário.
O TSE também está analisando neste momento a prestação de contas do PT. O relator é o ministro Gilmar Mendes. Também ali, segundo apurou a Folha, há indícios de práticas financeiras heterodoxas. Entre elas, um volume incomum de saques em dinheiro nas contas do partido.
A auditoria na contabilidade do PT foi aberta pela Receita em setembro de 2005, nas pegadas das confissões de Delúbio Soares. Ao Ministério Público e às CPIs dos Correios e dos Bingos, o ex-tesoureiro reconheceu ter movimentado R$ 55 milhões pelo caixa dois.
Além do PT, estão sob auditoria do fisco o PP, o PL e o PTB. Estão sendo investigadas, de resto, mais de cem pessoas físicas e jurídicas envolvidas no "mensalão".
========================================
PT vai questionar a divulgação de dados da Receita
Afirmando que, "do ponto de vista formal", o que foi feito "é razoável e comprovável", o secretário de Finanças do PT, Paulo Ferreira, disse que o partido questionará a Receita sobre o vazamento de informações de um processo em curso. Para ele, a divulgação de suposta irregularidade nas contas do PT, "sem que sequer o partido fosse comunicado", tem "fins nitidamente políticos".
"Um vazamento dessa natureza tem, num momento pré-eleitoral e num ambiente de denúncias contra o PT, a nítida intenção de trazer prejuízos à imagem do PT. O PT está pronto para fazer qualquer esclarecimento", reagiu Ferreira.
E frisou: "Do ponto de vista formal, aquilo que nós fizemos em 2002, 2003, 2004 é absolutamente razoável e comprovável de acordo com os documentos apostos".
Ferreira disse que, até agora, o TSE não pediu qualquer informação sobre grande volume de saques em dinheiro. "Existe uma ação para desmoralizar o PT. Processos inconclusos sendo vazados. Aconteceu no Ministério Público e está acontecendo agora", queixou-se.
Quanto ao parecer do TCU que aponta ausência de nota fiscal para comprovação de R$ 1,9 milhão em gastos, Ferreira diz que o partido está tranqüilo e apresentará os documentos ao TSE.
FSP
4 comentários:
Enjoyed a lot! Dancing with myself donnas 1 64 farm toys Decks patios driveways afton virginia buick park avenue seat belt 1969 lincoln continental car covers Clomid and prednisone Cosmetic surgery in northern ireland decks patios driveways dundee florida College station face lift Provigil augment zoloft http://www.accessory-hot-tub.info/Fla-stamp-concrete-driveways.html Argentinas voyeur
That's a great story. Waiting for more. Calcium deficiency high blood pressure Transvestite pictures uk crossdresserfree tranny sex Free wiring diagrams for amana dryers Digital video recorder card Teen boy bodybuilding invacare wheelchair electronic controllers Teeth whitening england Elizabeth plastic surgery bench seat cover
Cool blog, interesting information... Keep it UP Alaska cruises on crystal harmoney sealy mattress co. Bodybuilding forum kruel Asshole+big black ass factory mattress ohio original Car navigation gps used car donation Moving companies in brooklyn n.y ip over presentation voice free secrets to slot machines Percocet 2 5 325
Keep up the good work » »
Postar um comentário