23.1.06

O MARQUETEIRO

Duda diz estar disposto a voltar a depor

O publicitário Duda Mendonça disse, por meio de seu advogado, que está disposto a depor pela segunda vez na CPI dos Correios. A CPI apura a participação de Duda no esquema do "valerioduto" e tenta rastrear movimentações financeiras no país e no exterior.
"Tão logo seja convocado, Duda vai comparecer pontualmente para prestar esclarecimentos", afirmou o advogado Tales Castelo Branco, responsável pela defesa do publicitário no caso.
A disposição de depor novamente é tornada pública no momento em que Duda, segundo a revista "Veja", estaria fazendo chegar aos membros da CPI ameaças segundo as quais, se convocado, poderá revelar bastidores de outras campanhas eleitorais que coordenou no país.
O advogado do publicitário nega que seu cliente esteja pressionando integrantes da comissão.
Em agosto de 2005, Duda compareceu espontaneamente à CPI. Num depoimento no qual chegou a chorar, disse ter sido orientado por Marcos Valério de Souza, operador do "mensalão", a abrir uma conta no exterior para receber, via caixa dois, pagamentos por serviços prestados a campanhas petistas nas eleições de 2002.
O publicitário, responsável pelo marketing da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu R$ 10,5 milhões numa conta secreta no exterior, por meio da offshore Dusseldorf. Valério contestou a versão, dizendo que foi Duda quem pediu para que o dinheiro fosse depositado na conta.

Contas no exterior
Desde o seu primeiro depoimento, novas denúncias recaíram sobre o publicitário. Segundo reportagem da revista "Veja" que circula nesta semana, Duda, seus familiares e sua sócia, Zilmar Fernandes da Silveira, teriam recebido, desde 1993, cerca de US$ 15 milhões em cinco contas do Bank of America, nos Estados Unidos.
O advogado de Duda nega a existência de contas desde 1993. Diz que a única conta que tem o publicitário como beneficiário é a Dusseldorf, aberta anos depois. E alega que a abertura de novas contas pode ter sido feita pelo banco para aplicação de recursos.
O sub-relator de Movimentações Financeiras da CPI dos Correios, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), afirmou que a comissão já tem todos os elementos para aprovar, ainda nesta semana, a convocação de Duda.
Amanhã, a CPI ouve o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, convidado para ajudar os parlamentares, e representantes da Nucleos (fundo de pensão das estatais de energia nuclear).
FSP