4.1.06

LULA E OS FUNDOS DE PENSÃO !

Quem reler a revista IstoÉ no início de 1985- verá uma ampla materia com Lula onde a revista pergunta porque o PT nao vai votar em Tancredo Neves no colégio eleitoral.

A resposta de Lula foi pronta: 1) queremos aumento do salário mínimo; 2) queremos que os sindicatos controlem diretamente os fundos de pensão. Ou seja se Tancredo liberasse os fundos de pensão para a CUT, o PT votaria nele. Esta era a moeda de troca. Gushiken -presidente do sindicato dos bancários- iniciou a partir dai,um intenso treinamento para se tornar especialista em fundos de pensão e ser o coordenador da CUT/PT com vista as mudanças da lei naquela direção.

O PT conseguiu uma diretoria para os sindicatos em cada fundo de pensão, em geral a diretoria de beneficios. Mas não ficou por ai. Avancou sobre o FGTS e sobre o FAT-seguro desemprego. Delubio Soares foi o quadro do PT deslocado para representar a CUT nestas funções. O PT e Lula sempre tiveram em mente a manipulação dos recursos financeiros -dito- dos trabalhadores, como forma de fortalecimento do PT e da propria CUT.

Qualquer contador que somar as receitas da CUT nestes ultimos 20 anos, atualiza-las e avaliar o patrimônio da CUT, verá que o patrimônio da CUT não tem como origem as receitas contabilizadas. Lula sempre teve claros estes objetivos: em primeiro lugar controlar os fundos financeiros direta ou indiretamente relacionados com os trabalhadores. E seguiu a risca a estrategia.

Até que passou a ser governo e entao deleitou-se no mar de dinheiro a disposição do financiamento politico-sindical -através dos esquemas mais sordidos que se possa ter imaginado: impor prejuízo dos proprios fundos dos trabalhadores -em primeiro lugar os fundos de pensão- para acumular recursos com vistas ao assalto ao Estado. Os personagens foram escolhidos e treinados por Lula desde aquela época e estao no topo dos escândalos que hoje espantam o pais: Delúbio, Gushiken,.....e claro, Lula, que desde 1985 apontava os caminhos.
Cesar Maia