18.1.06

BATALHA NO CONGRESSO

Nova CPI caminha para abandono prematuro

Criada anteontem sem aviso prévio, a CPI das Privatizações caminha aparentemente para uma morte prematura, abandonada pela oposição e por governistas. Na Câmara, já é comparada a outras CPIs que tiveram fim melancólico, como a do setor elétrico e a do "mensalão".
Ontem, a avaliação predominante entre os líderes partidários era a de que a comissão é inoportuna. Para a oposição, por razões óbvias: destina-se a investigar sobretudo as privatizações da era Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Para o governo, por motivo pragmático: não interessa criar mais um foco de atrito agora que a crise começa a esfriar, além de haver o risco de ter troco nas CPIs dos Correios e dos Bingos.
"A conveniência de iniciar uma CPI tão complexa é bastante questionável", disse o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). "Não temos pressa de instalar essa nem de encerrar as outras", disse o ministro Jaques Wagner. Ele afirmou que, da perspectiva da articulação política, não participou de reunião "nem de estímulo nem de desestímulo" para a criação da CPI.
Ontem membros da base aliada viviam o dilema de finalmente verem criada uma CPI que há muito reivindicavam, mas no momento errado. "As privatizações dos governos FHC foram escabrosas, mas o momento é inadequado, coincidindo com o processo eleitoral", disse o líder do PSB, Renato Casagrande (ES).
A oposição já avisava que o governo daria um tiro no pé se insistisse na CPI. "Será que o governo vai querer mais um fator de instabilidade política?", disse Custódio Mattos (PSDB-MG).
A CPI foi pedida em junho de 2003, ressuscitando anteontem, quando abriu uma "vaga" na lista de cinco comissões que podem funcionar na Câmara. Aldo deve esperar até sexta pelas indicações para compor a CPI.
Até o fim da tarde de ontem, nenhuma legenda havia designado os membros. A tendência é que as indicações sejam feitas, mas que a CPI morra naturalmente por desinteresse das bancadas.

FSP

Um comentário:

Anônimo disse...

best regards, nice info
» » »