23.1.06

'Candidatura será decidida no limite’

Apesar da pressão de aliados, presidente pela primeira vez deixa claro que só deve anunciar futuro em junho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em entrevista, ao desembarcar em La Paz para a posse de Evo Morales, que não tem pressa em definir se será ou não candidato à reeleição e que vai deixar para tomar essa decisão “no limite” do tempo que possui. “Eu vou continuar andando no limite do tempo que eu tenha de tomar decisão”, declarou Lula, num sinal de que só deverá anunciar seu futuro em junho, prazo fatal para essa definição, de acordo com a legislação eleitoral.
Esta foi a primeira vez que Lula foi mais explícito em demonstrar que não quer antecipar o anúncio de sua candidatura para o fim de fevereiro ou março, como insistem muitos de seus aliados, mas deverá deixar isso para mais tarde.

“Eu não sou obrigado a assumir candidatura. Quem é obrigado são os adversários, que têm de se afastar em março, eu não. Estou muito tranqüilo”, declarou Lula, ao reforçar que não tem data para anunciar se disputará ou não a reeleição.

“Não tenho pressa e posso dizer com fé em Deus que não tenho nenhum problema de definir candidatura agora.”

HORA DA COLHEITA

Em seguida, o presidente passou a rebater as críticas dos adversários, que o acusam de estar percorrendo o Brasil, em inaugurações e visitas, com fins eleitorais. “Eu não posso permitir que meus adversários fiquem dizendo que cada ato que eu faço é eleitoreiro.”

“Na verdade, eles dizem isso para evitar que eu saia para inaugurar as coisas.” E acrescentou: “Mas nós trabalhamos três anos plantando, agora está na hora de colhermos.”

Para justificar a tranqüilidade em relação à definição de seu futuro político, o presidente, mais uma vez, reiterou que sempre foi contra a reeleição e considera sua aprovação um erro.

“Todo mundo sabe o que eu penso sobre a reeleição. Eu digo para todo mundo que era melhor que não tivéssemos reeleição no Brasil. Foi um erro”, observou. “Agora, eu tenho de governar o Brasil até 31 de dezembro, e nós temos muita coisa para fazer. Estou muito tranqüilo e só peço a Deus que me dê forças para continuar com a disposição que eu estou de governar este país e melhorar a vida do nosso povo”, disse, ao chegar à capital boliviana.

PEREGRINAÇÃO

Nos últimos dias Lula dedicou sua agenda a várias inaugurações pelo País. No início da semana passada, visitou três Estados do Nordeste em um único dia. Passou por Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Na sexta-feira, esteve no Rio de Janeiro e no sábado foi ao Acre inaugurar uma ponte que liga Assis Brasil a Iñapari, no Peru.
Estadão

Nenhum comentário: