6.1.06

PORQUE A ECONOMIA NÃO CRESCE ?

CESAR MAIA RESPONDE:

Recebemos 102 e-mails fazendo esta pergunta. É simples de entender. O que sustenta o crescimento são os investimentos. Elementar. Mas o que sustenta os investimentos ? A expectativa de lucro, diriam alguns mais afoitos. Bem,sempre. Mas o importante é a taxa de previsão a longo prazo das condições do pais. Ou seja, das condições não-econômicas . Isso implica em avaliar o quadro de incertezas ou de INSEGURANÇA.

A primeira condição é a segurança política. Há no Brasil com os sinais de autoritarismo do governo Lula ? Certamente a resposta é não ? A segunda é segurança jurídica. Há segurança jurídica no Brasil ? Certamente não, pois sequer os precatórios são pagos e fica por isso mesmo. A terceira é a segurança administrativa. Como se comporta o governo na gestão ? A corrupção e a inapetência para governar explicam o governo Lula. E quarta, a segurança econômica. Ou seja que regras balizam o governo ? O câmbio pode flutuar a vontade, mas o preço do álcool não ? E a carga tributária para onde vai ? Com quase 40% de carga tributária e a necessidade de se ter uma taxa interna de investimentos na casa de 25% do PIB para se crescer 4%, o que sobraria para o consumo ? 35% do PIB ou pouco mais ? Bem só se o arrocho salarial e a exclusão social forem as bases do crescimento: certamente insustentável.

O governo Lula significa inseguranças -Política, Jurídica, Administrativa e Econômica. Ou seja não há como crescer para valer e de forma sustentável por mais de alguns meses -de forma reativa apenas- num vôo de galinha, ou num pulo de rato.