6.1.06

Gil reage a Caetano e Gullar

Gil reage a Caetano e Gullar: 'Peçam minha cabeça'

Uma discussão que começou entre o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Sérgio Sá Leitão, e o poeta Ferreira Gullar, botou em lados opostos dois velhos amigos: o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e Caetano Veloso. Nesta quinta-feira, Gil saiu em defesa de Sá Leitão, depois de Caetano dizer em carta à "Folha de S. Paulo" que o secretário havia respondido de maneira autoritária a críticas feitas por Gullar à gestão do MinC.- O que é que Sá Leitão fez de errado? O que ele fez em nome do ministério que não esteja de acordo com a orientação do ministério? Por que não pedem a minha cabeça em vez de pedir a dele? Peçam a minha cabeça, peçam ao presidente - disse Gil.

A polêmica começou depois que Gullar disse, em sabatina na "Folha de S. Paulo", que a política cultural do MinC era centralizadora. Sá Leitão reagiu chamando o poeta de defensor do stalinismo. Em carta ao jornal, Caetano disse que, se o governo não sabe aceitar críticas, está a um passo do totalitarismo. Gil contestou.

- Digam qual é o próximo passo, apontem o que é totalitarismo no ministério. Digam. Totalitarismo? É vago, eu não sei o que é, me digam, eu também preciso saber - disse o ministro, segundo a Agência Estado, após almoço no Palácio Gustavo Capanema, no Rio.

O ministro disse ainda que Caetano "está exercendo papel de cidadão" que acompanha o trabalho do ministério:

- Vejo com bons olhos. (Caetano) não é como alguns outros que fazem críticas e ao mesmo tempo dizem que não acompanham o trabalho - disse, numa referência indireta a Gullar, que admitira não estar muito bem informado sobre a atuação do MinC.

O ministro lançou quinta-feira no Rio o projeto Copa da Cultura, que vai levar este ano apresentações de cultura brasileira à Alemanha durante a Copa do Mundo. Um dos artistas convidados é Ferreira Gullar. Segundo Sá Leitão, o convite a Gullar para a Copa da Cultura está de pé. O poeta disse que aceita, mas pode "desaceitar, se acharem que é um favor que estão fazendo".

Sá Leitão disse ter achado válida a atitude de Caetano:

- É absolutamente democrático ele se manifestar. Mas não concordo com ele: totalitarismo seria se um órgão público não pudesse se expressar. Não houve ataque pessoal a Gullar. Tanto que o convite feito a ele, para participar da Copa da Cultura, está totalmente de pé. Haveria totalitarismo se esse embate de idéias criasse discriminação.

Sá Leitão disse que as críticas aos órgãos públicos são necessárias e que sua resposta foi uma reação à crítica de Gullar:

- Nessa entrevista, Gullar admitiu que não acompanhava bem o funcionamento do ministério. É como eu criticar um livro dele sem ter lido.

Na carta, Sá Leitão escreveu: "A 'centralização' não era a marca registrada dos finados regimes stalinistas dos quais Gullar foi e segue sendo um defensor?". Segundo o secretário, o termo stalinista foi usado porque Gullar enfatizou na entrevista seu passado comunista. O poeta disse que a resposta de Sá Leitão foi insultante.

- Militei no PC e, quando houve a cisão, os stalinistas foram para o PCdoB. Qualquer um com um mínimo de conhecimento histórico sabe disso. Fui respondido de modo insultante. Aliás, não me responderam. O argumento deles foi me desqualificar - disse Gullar.

O Globo

3 comentários:

Anônimo disse...

O Sergio Sa Leitão é um rapaz sem vivência suficiente para coordenar ações estratégicas na área da cultura. Vejam que singela a página do rapaz na web. Fiquei chocada com a reação que ele teve diante de um poeta como Ferreira Gullar. É de fazer corar qualquer pai e mãe, como quando veem seu pequeno ameaçando bater na avó.

Anônimo disse...

What a great site » »

Anônimo disse...

That's a great story. Waiting for more. The brown schools management Totes caliente gratis Masterbating milfs pictures Misuse adderall effects cos modafinil 200mg Shemale movie thumb Culinary schools pennsylvania rack roof truck traning on cisco firewall service module celexa and autistic children Venlafaxine hci rash Fred gossage state farm insurance in baltimore