25.1.06

Dirceu e Cháves

Com broche de Chávez, Dirceu marcha no fórum

Até o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) aderiu ontem ao tom "chavista" da marcha de abertura do 6º Fórum Social Mundial. Com um broche do presidente venezuelano, Hugo Chávez, no peito, Dirceu recebia cumprimentos e tirava fotos com muitos do grande número de brasileiros presentes ao encontro.
Acima da foto de Chávez, no broche, podia-se ler: "Contra o imperialismo".
Além dele, muitos petistas levaram a bandeira do partido durante a passeata, que teve a participação prevista de 100 mil pessoas, segundo a organização do fórum.
Muitos dos venezuelanos presentes faziam parte de alguma organização do Estado e traziam camisas vermelhas que os identificavam como pertencentes à prefeitura de Caracas -"Com Chávez, um só governo"- ou a missões culturais e sociais montadas pelo governo da Venezuela.
Fermin Guerrero, 24, da Frente Bolivariana Francisco de Miranda, disse que bolivarianos (que são apoiadores de Chávez) vieram do país inteiro para participar da abertura do fórum.
Entre gritos pró-Palestina, anti-Bush e anti-imperialismo -"ola, ola, ola, fuera coca-cola"-, os tradicionais militantes do fórum, como movimentos de minorias e sindicatos, também carregavam faixas e cartazes.
Num deles se lia: "Se os padres engravidassem, o Vaticano distribuiria anticoncepcionais".
No final da marcha, manifestantes assistiram a uma apresentação da orquestra da Petrobras.
FSP