7.1.06

PT versus DIRCEU

Petistas reagem e chamam Dirceu de ´autoritário e antidemocrático´
Pont culpa ex-ministro por erros do PT; Tarso ironiza críticas e sugere que ele se espelhe em Paulo Coelho


'Autoritário, antidemocrático, injusto e equivocado.' Assim reagiram líderes e dirigentes do PT às críticas do ex-deputado José Dirceu (PT-SP) que, numa entrevista ao Estado, dada anteontem em Paris, atacou o ex-ministro Tarso Genro e o secretário-geral do partido, Raul Pont, e afirmou que a legenda é uma página virada em sua vida. 'A declaração de Dirceu reflete o seu caráter autoritário e antidemocrático, caráter esse que foi responsável pelos nossos erros e derrotas e pelo desastre do governo', disse Raul Pont.
Dirceu havia dito, na entrevista, que 'ficar no PT para ouvir os discursos do Tarso e do Raul não dá'. Indiretamente, atacou também o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (SP), e anunciou apoio à candidatura da ex-prefeita Marta Suplicy ao governo de São Paulo. 'Acho que ele deveria ouvir mais o Paulo Coelho e aproveitar as lições de tolerância dele', ironizou Tarso Genro. Dirceu passou o réveillon na casa de Coelho, no sul da França. Genro disse ainda que integra, no PT, um grupo que tenta 'suprimir atitudes' como a que tomou o ex-ministro-chefe da Casa Civil. 'Acho que, neste momento, temos que ouvir o que as pessoas têm a dizer e não criar obstáculos ao debate'', prosseguiu o ex-presidente do partido.
Na opinião de Tarso, Dirceu vive uma situação de 'depressão política' e suaa afirmações deixam clara a postura que teve quando na presidência do partido. 'Essa postura é negativa para o momento que o partido está vivendo', comentou.
Mais incisivo que ele, o secretário-geral Raul Pont disse considerar o ex-deputado responsável por tudo o que aconteceu de ruim no partido. 'Ele quis impor no PT a sua linha autoritária. Foi ele quem possibilitou o surgimento, para a política, de figuras como o (ex-tesoureiro) Delúbio Soares e (o ex-secretário-geral) Silvio Pereira'.
E foi em frente: 'Dirceu afundou o governo com sua política equivocada de alianças. Foi ele quem procurou o PL, o PP, o PTB e outros, e fez alianças políticas à direita'. Para ele, 'Dirceu é antidemocrático, autoritário, não aceita a pluralidade. Durante mais de dez anos nós, da esquerda, fomos minoria no partido e nos comportamos dentro do nosso espaço. Agora, que estamos na direção, ele rejeita essa mudança'.
Pont disse que não ficará nem um pouco insatisfeito se Dirceu sair do PT. 'Se ele quiser mudar, que mude. Se ele acha que o PT já passou, eu não penso assim. Nem eu nem os petistas. Nós vamos ficar no PT para continuar a luta pela grandeza do partido'.
Até o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), um dos que mais se empenharam para tentar salvar o mandato de Dirceu, reagiu com dureza. 'Acho que a manifestação de Dirceu foi extremamente infeliz, equivocada e injusta.'

Nenhum comentário: