Invasoras merecem estátuas, diz petista
Para deputado gaúcho, ataque à Aracruz alertou contra prejuízo ambiental
O deputado estadual Frei Sérgio Gõrgen (PT) disse que as mulheres que invadiram e depredaram um laboratório e viveiro de mudas da Aracruz Celulose em Barra do Ribeiro (RS) merecem estátuas em praças públicas do Rio Grande do Sul e, no futuro, receberão homenagens por terem chamado a atenção da sociedade para os prejuízos ambientais e sociais da expansão das florestas de eucaliptos.
As declarações foram feitas no lançamento da cartilha O Latifúndio dos Eucaliptos - Informações Básicas sobre as Monoculturas de Árvores e as Indústrias de Papel, ontem, em Porto Alegre. A ataque à Aracruz ocorreu no dia 8 de março por cerca de 2 mil mulheres. Após denúncia do Ministério Público, a Justiça abriu processo contra 37 pessoas acusadas pela ação, entre as quais o líder do Movimento dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile.
Os 5 mil exemplares da cartilha, editada pela Via Campesina, serão distribuídos em escolas, sindicatos e veículos de comunicação para expor os argumentos dos movimentos contrários aos florestamentos de eucaliptos promovidos pela indústria da celulose. "Estamos levando a informação necessária ao cidadão comum que já foi ou será vítima dos danos ambientais e sociais causados pela plantação indiscriminada de eucaliptos", justificou Frei Sérgio.
A cartilha sustenta que a depredação não atingiu pesquisas de 20 anos, como a empresa alegou, porque o laboratório de genética da Aracruz está no Espírito Santo. Também afirma que o uso do dióxido de cloro para branqueamento de celulose prejudica a natureza e a saúde. E prevê prejuízos ambientais, como falta de água, se as empresas confirmarem as previsões de plantar 1 milhão de hectares de eucalipto no Estado.
Em resposta, o diretor de Operações da Aracruz, Walter Lídio Nunes, ressaltou que a empresa tem diversos laboratórios e observou que as pesquisas no Rio Grande do Sul, para buscar maior produtividade em clima frio, não poderiam ser feitas no Espírito Santo, de temperaturas mais altas e constantes. Também argumentou que o uso de dióxido de cloro é um avanço na proteção ambiental e está liberado em países como a Alemanha.
Na Assembléia gaúcha, o deputado Jerônimo Goergen (PP), parente distante de Frei Sérgio, considerou a cartilha um atestado de que os invasores não se arrependeram.
Estadão
3 comentários:
That's a great story. Waiting for more. » » »
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Lexus 300 suv sale zyrtec montezuma indiana Garage subaru Girl belly sex Fixing sata hard drives Free big fat black butts subaru outback reviews Subaru wrx test drives subaru gl station wagon 1989 Olympic hockey live scoring gmc stickers Man skin care product Kia problem spectra Play action sports San jose leather sofa E4 headphone http://www.marginal-tax-rates.info/Tamifluexpires201010caps.html Cholesterol medicine new play poker online
Very cool design! Useful information. Go on! Adobe outdoor ovens Vero beach fitness Beach golf ocean resort sand 2006 dodge grand caravan parts dodge stealth
Postar um comentário