1.6.06

Mais de Cháves

Chávez agora patrocina cirurgias
79 pernambucanos viajaram ontem para a Venezuela e serão operados de catarata por entidade que tem parceria cubana


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, quem diria, além de ter ganho o título de cidadão honorário do município pernambucano Abreu e Lima, virou agora padrinho de quase uma centena de conterrâneos. Patrocinados pelo governo da Venezuela, 99 moradores da cidade, na região metropolitana do Recife, embarcaram ontem, no Aeroporto dos Guararapes, às 12h40 para Caracas, em um avião fretado.

Setenta e nove deles sofrem de catarata em estágio avançado e irão se submeter a cirurgias oftálmicas. Outras 16 viajaram como acompanhantes, além de uma equipe de quatro pessoas da prefeitura.

Chávez tornou-se cidadão de Abreu e Lima em dezembro, quando também inaugurou os bustos do "libertador" Simón Bolívar e do general Abreu e Lima, no centro da cidade. Em janeiro, ele levou 40 crianças de uma estadual e outra particular para conhecer Caracas.

O embaixador da Venezuela no Brasil, Júlio Garcia Montoya, esteve no embarque e desejou que os pacientes retornem com a visão recuperada, inclusive para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Ele reiterou que através do programa humanitário Misión Milagro Internacional, que realiza cirurgias de catarata de graça em pacientes pobres de países latino-americanos, seu país está disposto a atender a todas as prefeituras brasileiras que demonstrem interesse

Segundo ele, a meta do Misión Milagro - uma cooperação entre Venezuela e Cuba - é fazer cirurgias de catarata e epterismo (carnosidades no globo ocular) em 600 mil latino-americanos carentes em um ano e chegar a 6 milhões em dez anos.

REPÚDIO
O acordo foi realizado entre o governo venezuelano e a prefeitura de Abreu e Lima, sem envolver governo federal e estadual, e foi questionado por entidades médicas.

O secretário municipal de Saúde, Ivanildo Cruz, considerou "um presente" a iniciativa venezuelana e afirmou que os pacientes esperavam há muito tempo pelas cirurgias. Para o presidente da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco, Vasco Bravo, o presente é "de grego". "A comunidade oftalmológica repudia a ajuda", afirmou ele, ao considerar um absurdo a viagem para fazer as cirurgias quando elas poderiam ser realizadas no País.

"Estamos perplexos, e como tudo foi feito à revelia dos governos federal e pernambucano, não se sabe como foi feita a triagem dos pacientes, quem irá operá-los e quem se responsabilizará pelo seguimento do tratamento, que dura em média seis meses", disse. Sua preocupação foi compartilhada pelo secretário executivo da Secretaria Estadual de Saúde, João Alexandre. O secretário afirmou que, mesmo com a paralisação no início do ano da campanha do Ministério da Saúde, que habilitou várias clínicas para realização de cirurgias de catarata, o governo estadual tem recursos previstos para cirurgias eletivas, sendo apenas necessária a entrega de projetos dos municípios. Até agora, apenas Jaboatão dos Guararapes fez o dever de casa. Ele lembrou ainda que a Fundação Altino Ventura continua realizando, gratuitamente, 200 cirurgias de catarata por mês.

O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (sem partido) garantiu que a prefeitura assumirá o pós-operatório em uma clínica particular que fez a seleção dos pacientes e os exames pré-operatórios.

Ivanildo Cruz informou que os médicos são todos venezuelanos e capacitados por Cuba. Os abreulimenses ficarão em Maracay, a cerca de uma hora de Caracas, por oito dias. Se alguém precisar de nova cirurgia, o governo venezuelano arcará com as despesas, segundo o embaixador.
Estadão

Nenhum comentário: