19.6.06

Filha de Che + MST

Filha de "Che" diz que MST está pronto para apoiar Evo Morales
Em assentamento de Pernambuco, médica pousou para fotos e beijou crianças


O coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) João Pedro Stedile ofereceu ajuda ao presidente da Bolívia, Evo Morales, em eventuais ações de seu governo contra "empresas capitalistas" instaladas naquele país.
A revelação foi feita no sábado, em um assentamento do MST em Caruaru (136 km de Recife, PE), pela pediatra cubana Aleida Guevara, 45, filha de Ernesto "Che" Guevara.
Segundo ela, durante a crise provocada pela nacionalização da produção de gás e petróleo da Bolívia, Stedile ligou para Morales, que lhe teria dito que "as diferenças não eram com o povo brasileiro, mas com as empresas capitalistas".
Em resposta, Stedile teria declarado que, se o presidente necessitasse do povo brasileiro, poderia contar com o MST, "que tem treinado nesse aspecto". "Foi realmente muito bonito, algo que une nossos povos", disse Aleida Guevara, aplaudida por cerca de 300 pessoas.
A médica permaneceu por três horas no assentamento e foi tratada como celebridade. Posou para fotos, beijou crianças e passeou com uma banda de pífanos num arraial montado na fazenda.
Depois de comer três espigas de milho, ela viajou para Recife, onde participou do encerramento da 14ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba.
Folha