1.6.06

Juros dos aposentados

QUEM FICOU COM OS JUROS DOS APOSENTADOS?
Ato eleitoral do Governo revela três anos do golpe do “crédito consignado”

Durante três anos – a partir de uma “negociação” do então ministro José Dirceu com o Banco BMG, já no esquema do “valerioduto” – os bancos cobraram por volta de 3,14% de juros dos pobres aposentados que tomaram empréstimos com desconto em folha feito pela Previdência Social. Eram juros extorsivos, uma vez que os bancos não correm o menor risco. Depois de uma temporada exclusiva do BMG, sinal de informação privilegiada, os empréstimos com desconto em folha começaram a ser praticados por toda a rede bancária, sempre com juros descabidos.

Quarta-feira – em mais um medida do Governo com fins eleitorais – o Governo anunciou o tabelamento dos juros desses empréstimos, agora fixados em 2,9%. Os aposentados pagam 38,74% de juros ao ano. Ou seja, se pedem R$ 1 mil de empréstimo, pagam mais um terço desse valor ao ano.

Lula, quando anunciou o empréstimo consignado, disse que se tratava de um ato de libertação dos aposentados e trabalhadores. Quem tomou esse empréstimo, porém, desequilibrou suas finanças e está pendurado nos agiotas.

A decisão de tabelar os juros dos empréstimos consignados é uma confissão do golpe aplicado nos aposentados e da negociata que beneficiou os arrecadadores do PT.