30.6.06

Ele quer 5 anos

Se reeleito, petista vai propor 5 anos de mandato

O presidente Lula da Silva disse ontem em encontro com dirigentes do PC do B que, se reeleito, vai lutar por uma reforma política já no primeiro semestre do ano que vem. Defenderá o fim da reeleição para presidente da República e mandato de cinco anos em vez de quatro.

"Eu me arrependo muito de não ter feito a reforma política logo no começo do governo", disse Lula à cúpula do PC do B.

Quanto aos governadores e prefeitos, a intenção do presidente é manter os quatro anos de mandato. Lula quer ainda a votação da fidelidade partidária e do financiamento público de campanha.

APOIO

Com críticas ao modelo econômico do governo, o PC do B aprovou ontem o apoio formal à reeleição de Lula, mantendo a aliança que vem desde 1989, primeira campanha presidencial do petista. Mesmo sem conseguir contornar problemas com o PT em alguns Estados, o PC do B considerou a coligação nacional uma prioridade do partido.

Presentes na convenção, os ministros do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT), dos Esportes, Orlando Silva (PC do B), e do Trabalho, Luiz Marinho (PT), afirmaram em discurso que esta será uma campanha eleitoral "dura e implacável". ""O PSDB, o PFL, a oposição vão ter de nos engolir", afirmou Orlando Silva.

"Foi um apoio político. Lula é uma grande liderança popular e o sentimento de liberdade, fundamentais na concepção política do PC do B", argumentou o presidente da sigla, Renato Rabelo. O PC do B divulgou documento com críticas ao modelo econômico - o mesmo de Fernando Henrique, segundo o partido - e propostas de mudanças.
Estadão