16.7.06

Gegê do Mangue

Na Vila Madalena, o cabeça do PCC
Apontado como sucessor de Marcola, Gegê do Mangue cresceu no crime vendendo drogas para descolados


Bares, boemia, cultura de vanguarda. Se Nova York tem no Village seu reduto, São Paulo tem a Vila Madalena. Foi lá, na zona oeste, na quarta-feira, que o selo Demônio Negro lançou o livro artesanal 12, com autores da nova literatura paulistana, no bar Mercearia São Pedro, na Rua Rodésia. Coisas da Vila.

Enquanto isso, a alguns quarteirões dali, um ônibus era incendiado na esquina das Ruas Fidalga e Aspicuelta. À primeira vista, nada mais distante do espírito da Vila do que a investida do crime organizado.

Mas é lá, na Vila, que nasceu, cresceu e apareceu para o mundo do crime Rogério Jeremias de Simone, de 29 anos, o Gegê do Mangue, considerado hoje o segundo homem na hierarquia do temido Primeiro Comando da Capital. Graças a um componente que costuma vir associado a bares, boemia, cultura de vanguarda: drogas. Tanto na Vila como no Village.

Nos anos 90, quando a música eletrônica ainda era uma onda que começava, a Torre do Dr. Zero, na Mourato Coelho, era um reduto de iniciados. Jornalistas, VJs, DJs, publicitários, produtores culturais, escritores e descolados se encontravam em bares como Matrix, Super-Bacana, Jungle, Borracharia, Brancaleone, para trocar idéias, dançar, ver, ser visto.

Difícil era entrar no banheiro dessas casas, porque a fila não andava. A cocaína, batida com gilete na tampa da privada antes de ser cheirada (o que a galera chama de "caratê boliviano"), garantia o pique nas noitadas. "Vanguarda, aqui como em qualquer lugar, sempre esteve ligada ao consumo de drogas. Uma balada sem dealer (traficante) não tem graça", diz A.C., produtora cultural que freqüenta a noite da Vila.

Quem ganhou dinheiro e poder com essa sede por novas experiências foi Gegê do Mangue. Era o "patrão". Nos anos 90, antes de Gegê ser preso, a boca funcionava no Mangue, favela que existe na Vila desde os anos 60, entre as Ruas Fradique Coutinho, Fidalga e Rodésia. Ele e outros meninos ficavam nas esquinas durante a madrugada, tocando uma espécie de drive-thru de drogas.

Na balada, bastava baixar no quarteirão, dizer a droga que se queria, dar uma volta na quadra e pegar a encomenda. "Não tinha erro. Quando não se conseguia no Mangue, logo ao lado tinha a boca da Rua Djalma Coelho. Em uma delas, sempre era possível se arrumar", lembra P., morador do bairro, médico.

Formada por uma mistura de imigrantes portugueses, operários e estudantes, a Vila ganhou fama de bairro alternativo ainda na década de 60. Nos anos 50, a construção dos Cemitérios São Paulo e do Araçá fomentou o crescimento da Vila, juntamente com a imigração de portugueses da região do Minho. "Até hoje, quando rezo as missas, ouço um 'Ai, Jesus' de uma ou outra criança descendente desses imigrantes", conta o padre Pedro Antônio, da Igreja Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, na Rua Girassol.

Nos anos 60, com a criação da Cidade Universitária, as casinhas da Vila viraram moradia para os estudantes da Universidade de São Paulo. Abriram-se os bares, mecas da contracultura, com intermináveis debates regados a cerveja e maconha. "Eram hippies, comunistas, portugueses, sambistas, trabalhadores, que sempre conviveram em harmonia aqui no bairro. Esse convívio, por sinal, sempre foi um de seus pontos altos", diz o presidente do Partido Verde na cidade, José Luiz de França Penna, morador do bairro e organizador da Feira da Vila.

Nos anos 80 e 90, a Vila foi sitiada pelos bares. O Empanadas, na Wisard, e o Sujinho, na Fradique, são dessa fase. As bocas começam a ter um movimento mais intenso, fomentado por clientes vindos de fora.

Essa é a época de João Carlos Mendes dos Santos, o João do Mangue, de 36 anos, nascido e criado na Vila. Apesar de vender drogas, ele conseguia se relacionar em diversas esferas. Era conhecido por gente da Igreja, líderes políticos e sambistas da escola local, a Pérola Negra, onde chegou a compor letras de música.

Por causa dos negócios, João voltava e meia ia preso. Hoje, só o que se sabe é que está solto. A última prisão aconteceu em 2004, quando foi detido em flagrante com um tijolo de maconha na Fidalga. A polícia estimava na época que ele movimentava de 4 a 5 quilos de cocaína por semana. Quando João saía de circulação, os negócios do Mangue eram tocados pelos "aviões", meninos de confiança que o ajudavam a negociar com os clientes que passavam de carro ou faziam entregas nos bares e casas noturnas da área. Na cobertura dessas brechas é que surgiu o pupilo Gegê.

Sete anos mais novo que João, Gegê não chegou a fazer grandes mudanças na estrutura das bocas. Elas continuavam como um negócio relativamente pequeno, que não deixava os traficantes ricos. Gegê também entrava e saía da cadeia, ocasiões em que era substituído pelo irmão mais novo, Cristiano - filiado ao PCC e morto há três meses, numa perseguição policial.

Foi nas penitenciárias, de onde Gegê não saiu mais desde 2000, começou a encorpar no mundo do crime. Ficou importante a ponto de os deputados da CPI do Tráfico de Armas perguntarem a Marcola se ele conhecia Gegê quando tomaram seu depoimento, no mês passado, em Presidente Bernardes. "Conheço. Tá preso aqui. A gente vive tirando cadeia nos mesmo lugares", disse, às gargalhadas, Marcola ao deputado federal Luiz Couto (PT-PB), que o interrogava.

A ascensão de Gegê no Partido do Crime, como os presos chamam o PCC, só foi detectada pela polícia em 2003. Na ocasião, ele já era o piloto (gerente) da Penitenciária de Avaré, onde estava presa na época a cúpula do grupo. E foi lá que Gegê passou a assumir tarefas de responsabilidade no PCC, como a participação no assassinato do juiz-corregedor de Presidente Prudente, Antônio Machado Dias, vítima de um atentado em março de 2003.

Com a influência e a rede de contatos montada na cadeia, Gegê mudou o patamar dos negócios. Desde o começo de 2000, o drive-thru no Mangue minguou. O grosso do tráfico é destinado a bocas fora da região. Acabou o varejo. Começou o atacado.

Falar em Gegê na região do Mangue é tabu. Isso vale para escolas, postos de saúde, líderes políticos e religiosos, numa espécie de lei do silêncio no coração cultural de São Paulo. Mesmo quando um ônibus pega fogo na esquina das Ruas Aspicuelta e Fidalga, no meio da agitação noturna. Fidalga, aliás, era a rua onde Gegê morava antes de ser preso.
Estadão

19 comentários:

Anônimo disse...

esse cara fez por merecer
ele é 10
ele fortaleceu o crime de pinheiros-vila madalena
parabéns

Anônimo disse...

eu acho o rogério (gegê)gente bôa e seu irmão ronaldo tembém o joão não foge é gente que dá dinheiro e comida a quem precisa ,tem muitas coisas que vcs não sabem mas vão saber se forem no pérola negra o cassio esse sim é o primeiro e é tão simples só vendo mesmo, vá lá no pérola e conheçam eles vcs vão ver a verdade aliás o cassio já estava quando eles começaram e está ainda hehehehe !!!!!!!

BUPAIFAM disse...

parece que o pcc ja atravessou fronteiras, me disseram que o pcc tem uma certa ligacao com uma suposta televisao internacional la do canada cujo o cabeca tambem era da zona leste de sao paulo e se mudou para o canada

pelo jeito o pcc tambem ta na mafia da publicidade


éhhh meu amigo pcc é foda e merece respeito

Anônimo disse...

São filhos do ODIO ! A vida é loka !

Anônimo disse...

ee hoje temos oo Time Chamado Mangue e . Que o Dono no Tiime ee oo João. mas Nois èe Noiis e somos nascidos e Criados dentro da comunidade , sabemos entrar e sair en qualquer lugar . Mangue

Anônimo disse...

como é bom deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo sem pensar em coisas erradas esses caras são taõ bacanas que estão todos presos se ainda não foram vão ficar o JOÃO JÁ foi e a Esposinha dele tambem e agora José???????????????? me expique isso

Seus Manés?????????????? Bundoês

Anônimo disse...

Quem escreveu conhece a vila, Gusta né ?! Sabe até demais ! Com certeza frequentou o meio, agora me diz, a droga vem de onde ? Quem financia ? Quem ganha com isso ? Quer fazer algo de útil ?! Gusta, vai atrás dos chefões, empresários, políticos corruptos que desviam dinheiro da educação, saúde, que financiam toda essa merda! Não vai não é ? Você sabe que ali o bicho pega ! Que tem um monte de policia no meio...Fala desse lado da vila qualquer um que conhece a vila fala, entao vai fazer algo de útil de verdade, vai atrás dos grandes... Ainda acha que escreveu um puta texto ! O problema disso tudo é bem mais complexo !
Barroca

Anônimo disse...

100 querer, time de várzea da qba, não poderia ter deixado de ser lembrado ... " É O SEM QUERÊ , LALAIÁ , LAIÁ , LAIÁ !!! ...

Anônimo disse...

Aqi é mangue caralho se subi morre

Maria disse...

nois e o bicho man e aqi no MANGUE o bicho pega, DEixa esses policia filha da puta cola qe eles vai ve esses arrombado do karai. Aqi a qebrada é amilhao karai


Anônimo disse...

Mague.kkkk Eu te conheço. Quem lembra do patinho? se fudeo! pah e o esquisito! cara forte e sangue bom. O tiz. Muita historia pra contar da vila. Mileides.kkk varios trutas. 100 quere FC .... e os dormi sujo! kkk haaa O Mangue.

Anônimo disse...

Sem esquecer do finado Oberdan, do Chupeta, Negão, Gugu, Dinho da vila ida Japones, Bará, Paraná, mauricio (cabeção), Darlan os truta forte que correram com nois... saudades mil...

Anônimo disse...

Lembrando no Negão Vini, Alemão dentre outros... Viva o mangue

Unknown disse...

Um dia queria bater um papo, com Gege....

SP ACE GHOST disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tá na rua

Anônimo disse...

KKKK muito bom lembrar do João e seu fusca Branco ....rsrsrs
Só Neston que arrumava ..... João este foi e será sempre lembrado.
Época boa ....Paulinho do Mangue gente boa d mais
Alemãozinho da Fradique kkkkk......varias de mobilette kkkk

Para os manés ficam a vontade de ter vivido isso td....abraços a tds direto dos EUA

blogger Adão Tropeiro disse...

Gégé não fará falta, ele fez mal vendendo droga.

sp.Que descanse onde for possível. Anonimo RJ

Unknown disse...

ViVa o mangue viva a vila madalena
Tem ate rap:

Qnd cai a noite aqui na vila, tem se a impressão que a lua brota nas esquinas, gente de todo lugar zona sul, zona leste, vem se divertir onde a noite acontece...