20.7.06

Vestibular pró-PT

Vestibular do ABC cobra questões "pró-PT'
Segundo especialistas, prova da Universidade Federal do ABC faz propaganda para Lula; reitoria nega


Em seu primeiro vestibular, a UFABC (Universidade Federal do ABC) apresentou textos com apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa é a opinião de professores consultados pela Folha, que analisaram o exame aplicado no último domingo.
A universidade começará a funcionar em setembro, em Santo André, no ABC paulista, berço político de Lula. A criação da escola faz parte do programa de expansão do sistema de instituições federais de ensino superior, promovido pela gestão petista.
"A prova é uma propaganda para o governo Lula", afirmou o professor de história da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Marco Antonio Villa. "No que diz respeito ao país, foram escolhidas apenas notícias positivas."
O vestibular foi feito pela Vunesp, fundação que também aplica o processo seletivo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), vinculada ao governo estadual de São Paulo. O diretor acadêmico da Vunesp, Fernando Prado, nega que a prova apoie a gestão Lula.
Villa cita os textos relacionados à auto-suficiência do país em petróleo, à diminuição das queimadas no interior paulista e ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. A prova usou como base notícias publicas pela imprensa.
Uma questão que chamou a atenção de todos os professores ouvidos foi a que o candidato deveria analisar o convite das centrais sindicais CUT e Força Sindical para a comemoração do Dia do Trabalho.
O selo da CUT dizia: "Valorize o emprego e a ampliação dos direitos". Segundo o gabarito oficial, a resposta era a que afirmava que "a CUT defende o emprego e a reeleição de Lula à Presidência da República".
"A resposta faz uma defesa da CUT e uma ligação subliminar entre a reeleição do presidente e a luta pelo emprego", afirmou o professor de história Ciro de Moura Ramos, do curso Objetivo. "É uma questão ideológica, imperdoável".
Já o professor de matemática Marcel Xavier de Souza, do sistema Anglo, acredita que as questões "pró-PT" não comprometem a prova, que teve 90 perguntas.
A UFABC ofereceu 1.500 vagas neste vestibular. Cerca de 11 mil candidatos realizaram a prova no último domingo. "Pode ser um indício de controle ideológico do governo nos cursos", disse Villa.
Para o diretor da Vunesp Fernando Prado, o exame também apresentou questões que abordavam problemas "ainda não resolvidos pelo governo", como o desmatamento da Mata Atlântica e os lixões formados nas periferias.
Na questão sobre a CUT, Prado viu apenas um "erro técnico". "O selo da CUT não fala sobre o apoio à reeleição. Mas isso foi dito nos autofalantes da festa, na avenida Paulista. Isso é conhecimento de atualidades." Segundo o diretor, a direção da UFABC pediu que o exame cobrasse assuntos atuais.
Procurada pela Folha, a reitoria da universidade respondeu, por e-mail, que "a Vunesp é a instituição responsável pela organização e aplicação do vestibular. A UFABC não interferiu na escolha dos temas e considera adequados o nível e formato do exame".
A prova e o gabarito do vestibular podem ser vistos no site www.ufabc.edu.br.
Folha

4 comentários:

Anônimo disse...

Este país já virou um circo!

Anônimo disse...

Very nice site! » »

Anônimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Zithromax tinitis literka scrabble

Anônimo disse...

This is very interesting site... » » »