Chávez volta ao País para discutir eleições
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, estará de volta a Brasília dia 20 para um encontro reservado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A visita ocorre apenas 16 dias depois de o próprio Lula ter ido a Caracas para celebrar, ao lado de Chávez, o ingresso da Venezuela no Mercosul e poucas horas antes do encontro previsto de ambos na cerimônia de abertura da reunião de cúpula do bloco em Córdoba, na Argentina.
Fora do clima de festejos de líderes sul-americanos, Chávez deve tratar com Lula as pendências na relação bilateral e, especialmente, os processos eleitorais nos dois países neste ano.
A nova visita de Chávez foi confirmada ontem pelo Ministério das Relações Exteriores que, oficialmente, não antecipou as razões ou a agenda. Diplomatas, entretanto, assinalaram que há especial interesse de ambos em abordar as campanhas de reeleição em que estão envolvidos. Apesar de sua elevada aceitação popular, Chávez ainda precisaria colar-se à figura de Lula para conseguir apoio mais relevante de setores que resistem à sua candidatura no eleição de dezembro.
Escaldado pelos tumultos gerados pela intervenção do presidente venezuelano no processo eleitoral no Peru - que culminou com a derrota de seu favorito, o ex-militar Ollanta Humala -, Lula preferiria descolar-se da imagem de Chávez. Pelo menos diante de formadores de opinião do Brasil, que consideram Chávez mais um líder ao velho estilo populista latino-americano. A ambos, entretanto, a reeleição atenderia a um projeto que vai além das ambições políticas e pessoais. A confirmação de mais um mandato a cada um tenderia a consolidar o processo de integração regional.
Entre as pendências está a situação incerta dos investimentos da Petrobrás na Bolívia. Lula está ciente da influência de Chávez no decreto de nacionalização do gás e do petróleo naquele país. Sua missão seria a de, mais uma vez, tourear os impulsos de Chávez de orientar a Bolívia a atos radicais. E estaria concentrada também na agenda sobre o Gasoduto do Sul, que abasteceria 5 países com gás venezuelano.
Estadão
3 comentários:
Very cool design! Useful information. Go on!
» »
This is very interesting site... Toyota avlon auto seat covers Mr coffee iced tea maker 2 quart The truth about viagra Ferrari f430 coupe Maytag ice makers Business card templates from .ca Ice machine hose Pain relief kidney stones ventless portable dryers relief pain in right breast Plastic surgeons in perth western australia Restoration parts for a buick regal Prescription discount paxil coupons free dvd player softwarte Eye contact lens Starting business 401k rollover
Cool blog, interesting information... Keep it UP »
Postar um comentário