6.11.07

Presidência contrata a biógrafa de Genoino

Socióloga diz que foi admitida por competência


A Presidência da República contratou no mês passado, sem licitação, a professora da Universidade de Brasília (UnB) Maria Francisca Pinheiro Coelho para prestar "serviço de especialista em sociologia política" e editar livro com os anais de seminário sobre reforma política realizado em junho.
Professora do Departamento de Sociologia da universidade, Maria Francisca tem ligações com o PT, mas diz que não é filiada. Ela publicou em junho desse ano o livro "José Genoino: Escolhas Políticas" (Editora Centauro), biografia autorizada do ex-presidente do PT e atual deputado federal, contendo vários depoimentos dele.
A contratação da professora foi feita a partir de uma exceção contida na lei 8.666/93, a Lei de Licitações, que dispensa esse instrumento para "assessorias ou consultorias técnicas".
Ela receberá R$ 14 mil por dois meses de trabalho. O livro terá circulação restrita: serão cerca de cem exemplares, enviados para os integrantes do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), que organizou o seminário, e enviado a algumas universidades. O CDES não informou o custo total do projeto. Já a Casa Civil, responsável pela contratação da professora, afirma que o valor pago a ela é "compatível com o valor de mercado".
Maria Francisca nega que a relação com Genoino, que ela conhece desde 1968, tenha contribuído para a contratação pela Presidência. O deputado afirmou, por meio de sua assessoria, que soube pela Folha da contratação de sua biógrafa e que não fez nenhuma gestão.
"Não tem nada a ver. Olhe o meu currículo. Tenho um projeto de democracia e pluripartidarismo no Brasil, com bolsa no CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]. [A contratação] Tem a ver com a minha competência", afirma ela.
Ao mesmo tempo, se diz uma pessoa "frustrada" com o PT. "Sou uma crítica desse governo, do PT e inclusive do Genoino, das últimas posições dele."
A Casa Civil afirmou que a contratação ocorreu por "ser esse um trabalho de natureza singular, com a impossibilidade de pautar-se pela aleatoriedade e considerando a premência de tempo no qual tem que se realizar e o notório conhecimento da professora".
Maria Francisca é irmã da ex-deputada federal petista Maria Laura (DF).

Folha

Nenhum comentário: