8.10.06

O homem que tem a caixa-preta

O homem que tem a caixa-preta da 'missão tabajara'

Citado como portador da mala de dinheiro para comprar dossiê Vedoin, Hamilton Lacerda tenta submergir

No universo tabajara que mudou a sucessão presidencial, o engenheiro Hamilton Lacerda enfrenta uma rotina dramática. Reconhecido pelos poucos eleitores que esperavam o fechamento das urnas no Colégio 28 de julho, em São Caetano, aonde compareceu no último domingo para depositar seu voto naquele pleito que planejava tumultuar com o dossiê comprado, Lacerda chegou ao local quando faltavam 5 minutos para as 17 horas - e foi vaiado pelos presentes.

Lacerda tornou-se um fugitivo desde que foi apanhado com a mão na mala. Não aparece em casa, uma confortável residência em São Caetano do Sul. Sumiu dos locais habituais da cidade, evita toda e qualquer aparição pública e fala pouco ao telefone. 'Você pode imaginar como estou me sentindo', disse a um colega de partido com quem conversou na quarta-feira passada.

Na sexta-feira, depois que o PT decidiu expulsar os tabajaras, Lacerda sentiu-se fragilizado, embora antes da reunião já tivesse decidido desfiliar-se do partido. 'Ele teve consciência de que o tratamento será mesmo rígido', revela um amigo, ouvido sob a condição de ser mantido no anonimato.

A inteligência emocional de Lacerda é um dos elementos-chave da conjuntura política. Ele poderá definir o segundo turno, depois de enterrar as chances de Lula vencer no primeiro, caso decida contar o que sabe sobre a origem do dinheiro e o primeiro elo de comando da operação.

Seria Hamilton Broglia Feitosa de Lacerda aquele tipo de pessoa capaz de baixar a guarda e contar mais do que é conveniente ao partido? 'Não acredito', afirma o delegado Moisés Maximiano Barretos. 'Ele me parece uma pessoa firme e convicta.' Na terça-feira, ele interrogou Lacerda num inquérito anterior à ação tabajara, que revela um mesmo estilo de trabalho na sombra.

Em março, Lacerda distribuiu um tablóide com o logotipo do Diário do Grande ABC, principal jornal da região, contendo denúncias contra o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB). Embora reunisse reportagens verdadeiras, também continha textos e imagens forjados. Num simulacro de jornalismo, uma das frases criadas por Lacerda dizia simplesmente: 'O governo Lula está sendo bom para o ABC.'

DEPOIMENTO

Na terça-feira, longe dos repórteres, Lacerda deu um depoimento com voz serena e olhar firme, sem demonstrar o mais leve remorso. 'Fiquei impressionado com a segurança dele', diz o delegado. 'Insistia em dizer que não cometera crime algum.' Barretos acrescenta: 'Ele poderia estar apenas cumprindo orientação de advogados. Mas não. Acha que não havia nenhum mal nisso.'

Estadão

Nenhum comentário: