22.8.08

"O que aconteceu a Paulinho aconteceu a outros"

"O que aconteceu a Paulinho aconteceu a outros", diz Lula a platéia de metalúrgicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem o presidente da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, durante evento do aniversário de 20 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.
"O que aconteceu com Paulinho já aconteceu com outros e não se pode jogar a dignidade pela janela. Nessas horas, é momento de andar de cabeça erguida", disse, aplaudido por cerca de 300 sindicalistas.
Paulinho foi investigado na Operação Santa Tereza por suposto recebimento de propina na intermediação de empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a prefeituras do Estado de São Paulo. Ele nega a acusação.
O deputado aproveitou o público do evento, na maioria sindicalistas, para alfinetar o Congresso. O deputado também é investigado pelo Conselho de Ética da Câmara. Ao pedir que Lula se empenhe na redução da jornada de trabalho, criticou os colegas.
"Se o governo não der uma mãozinha, aquele Congresso ali não funciona muito, eu sou deputado e sei bem disso e o senhor também sabe", disse, olhando para Lula.
Lula ouviu reivindicações de dois sindicalistas, entre elas que dispute o terceiro mandato. O presidente desconversou, ao afirmar que o seu governo está criando as condições para fazer um sucessor.
Em seu discurso, o presidente também pediu que o Congresso vote a reforma política para evitar "que deputados e vereadores fiquem nas mãos dos empresários pedindo dinheiro para a campanha e depois fiquem defendendo [os empresários] no mandato".
O governo articula estratégia para aprovar itens da reforma no Congresso. A idéia é enviar ao menos seis propostas que tramitarão de forma independente.
Folha

Nenhum comentário: