24.9.07

Chávez diz que não atacou Senado brasileiro

Presidente da Venezuela afirma que meios de comunicação do Brasil tentam arrumar rixa entre ele e Lula

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que não atacou o Senado e colocou na mídia a culpa sobre as suas recentes desavenças com os parlamentares brasileiros em relação à entrada do país caribenho no Mercosul.
Ontem, durante seu programa de TV, o "Alô, Presidente", Chávez afirmou que a "mão do império" (em referência aos EUA) move a "grande imprensa". Segundo ele, a mídia "é a principal arma que o imperialismo tem hoje para tentar impedir a união entre nós".
Chávez disse que os veículos de comunicação colocam ele e Lula "para brigar e alguns se prestam ao joguinho", em referência às críticas de senadores brasileiros a suas declarações de que o ingresso da Venezuela no bloco não ainda foi aprovado por causa "da mão do império, da mão norte-americana".
Em Manaus, na semana passada, ele disse também: "São nove meses para a gestação de uma criança. Se passam nove meses, perde-se a criança. Isso [aprovação pelo Senado brasileiro] já está passado".
Ontem, o presidente venezuelano afirmou que suas declarações foram manipuladas. "É absolutamente falso dizer que eu fui a Manaus para questionar o governo, o Senado, o Congresso ou as instituições do Brasil", afirmou ele, para quem "há uma grande campanha para evitar a união entre Venezuela e Brasil" e é "menos mal que Lula está consciente de tudo, que faz muito estrago porque muita gente do povo acaba acreditando que Chávez é inimigo do Brasil".
Em seguida, elogiou o presidente Lula -"Ele me disse que jamais vão conseguir que briguemos, mas há alguns que jogam lenha na fogueira"-, a quem voltaria a elogiar durante entrevista para a TV Record.
"Lucha [luta, em espanhol] é "Lu mais Cha", "Lula mais Chávez", disse o venezuelano na TV, para em seguida cantar: "Lu-Cha, Chávez não se vá".
Folha

Nenhum comentário: