por LUCAS MENDES - BBC
O candidato democrata Fernando Ferrer e o republicano Michael Bloomberg não têm sal mas o judeu tem o capital.
Gastou quase vinte vezes mais na campanha do que o latino e as pequisas mostram que o excesso de dólares não incomodou seus eleitores.
Ele não vai ganhar só pelo capital. Nova York está satisfeita com os resultados do primeiro mandato.
A cidade está segura, as finanças estão em ordem, não há escândalos. Houve progressos visíveis na educação e na moradia para a classe média baixa.
Clique aqui para ouvir esta coluna na voz de Lucas Mendes
Há cinco democratas para cada republicano em Nova York e dos 108 prefeitos só oito foram republicanos.
Nos últimos cem anos quatro republicanos, incluindo Bloomberg, chegaram à prefeitura mas nunca tiveram quatro mandatos consecutivos.
Os outros republicanos foram Fiorello LaGuardia, o melhor prefeito na história da cidade, John Lindsay, um medíocre e o Rudolph Giuliani, excepcional.
O sucesso republicano vem da mudança na lei em 1993 que impôs limite no número de vezes que um candidato pode se eleger e emperrou a máquina do partido democrata.
Os sindicatos perderam peso. Entre as minorias, o democrata Fernando Ferrer, de origem portorriquenha, talvez não ganhe nem entre os latinos.
Outro impacto negativo na máquina democrata foi a reforma no financiamento da campanha.
O bilionário Bloomberg fez sua campanha com o próprio dinheiro mas os políticos em geral recorrem as verbas públicas que não favorecem este ou aquele candidato do partido. Os mais jovens desafiam os veteranos.
O coração de Nova York é dos democratas mas nas eleições municipais eles estão cada vez mais pragmáticos.
2 comentários:
Keep up the good work »
Enjoyed a lot! » »
Postar um comentário