13.11.05

Comissão acha pista contra Dirceu

Assessor trocou 837 ligações com ele, Delúbio, Silvio e Genoino

Diego Escosteguy/Marcelo de Moraes
Estadão

BRASÍLIA - Descoberta da CPI dos Correios sexta-feira indica que Roberto Marques, assessor informal do deputado José Dirceu (PT-SP) e suspeito de ter sido autorizado a sacar dinheiro das contas de Marcos Valério, era interlocutor próximo e freqüente da cúpula do PT. Técnicos da CPI identificaram 837 ligações trocadas de 2001 a 2005 entre ele, Dirceu, o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares, o ex-secretário-geral Silvio Pereira e o ex-presidente José Genoino.
Só para Dirceu, Marques ligou pelo menos 540 vezes. Para Silvio Pereira, 121.

A descoberta complica a situação do deputado, que luta para não perder o mandato na Câmara. Em depoimento à Polícia Federal, Valério garantiu não saber quem é Marques, mas contou que seu nome foi indicado por Delúbio para fazer saques. Ele repetiu a informação no depoimento à CPI dos Correios.

Na quebra de sigilo do ex-tesoureiro aparecem ligações apenas com um Roberto Marques: o mesmo que ligou 540 vezes para Dirceu. Apesar da indicação feita por Delúbio, Marques não fez nenhuma retirada das contas de Valério. A CPI trabalha com a informação que Luiz Carlos Mazano, funcionário da corretora de valores Bônus Banval, teria feito o saque no seu lugar.

Segundo dados obtidos pela CPI, depois de Dirceu, Silvio é o integrante da antiga cúpula do PT que mais teve contatos com Marques. O ex-secretário-geral do PT recebeu 121 ligações entre 2002 e 2004 e discou 35 vezes, num total de 156 chamadas. Delúbio recebeu 65 ligações de Marques entre 2002 e 2004 e discou para ele em 44 ocasiões, num total de 109 contatos.

Já o ex-presidente do PT foi o menos assíduo. Marques telefonou 8 vezes para ele em 2002 e 2003; Genoino fez outras 10 chamadas para ele. Quase sempre o contato foi em vão, já que dessas ligações feitas por Genoino apenas uma foi completada, e mesmo assim rapidamente.

Por meio de sua assessoria, Dirceu disse que não considera "expressivo" o número de ligações trocadas com o assessor. Ele informou que Marques é seu amigo há muitos anos e costuma "auxiliá-lo" nos fins de semana, voluntariamente. Aventou a hipótese de que parte das ligações trocadas por Marques com os dirigentes do PT tenha sido, na verdade, conversas do deputado com eles. Como há muitas ligações de 2002, o deputado acha que foram na campanha.

ACESSO

Para o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), não resta dúvida de que Marques tinha acesso direto a Dirceu e aos outros dirigentes. Maia acha que investigações mais detalhadas poderiam revelar se ele teve ou não envolvimento no mensalão.

Independentemente disso, Maia acredita que a situação de Dirceu já está definida. "Acho que politicamente já está definido o destino de Dirceu, que deve ser cassado pela Câmara. Pessoalmente, estou convencido do envolvimento do deputado no esquema de caixa 2 com o PT, o governo e Valério", disse.