15.11.05

Hermanos’ em pé de guerra

Janaína Figueiredo para O Globo
Correspondente BUENOS AIRES

Uma disputa que começou durante a IV Cúpula das Américas, realizada nos dias 4 e 5 na Argentina, terminou ontem na crise diplomática mais grave da História entre os governos da Venezuela e do México, que, após um duro bate-boca entre os presidentes Hugo Chávez e Vicente Fox, decidiram retirar seus respectivos embaixadores de Cidade do México e Caracas. O debate sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) — projeto defendido pelo México e rechaçado pela Venezuela — transformou-se numa guerra verbal entre os dois presidentes e atingiu o auge durante a última transmissão do programa de TV “Alô Presidente”, apresentado aos domingos pelo polêmico chefe de Estado venezuelano.

Além de atacar seu colega do México, Chávez mostrou imagens dos debates ocorridos no balneário argentino de Mar del Plata, sede da cúpula presidencial, atitude considerada inadmissível pelo governo mexicano.

— Sou como um pequeno espinito que na savana floresce: perfumo a quem passa e espeto a quem me provoca. Não se meta comigo, cavalheiro, porque sairá espetado — disse Chávez em seu show televisivo, referindo-se a um cactus típico da Venezuela e usando a letra de uma canção local para alfinetar seu novo adversário.

Semana passada, o presidente venezuelano acusara Fox de ser “filhote do império”, numa crítica ao bom relacionamento entre o presidente do México e o governo do presidente George W. Bush. Ontem, em entrevista à CNN em Espanhol, Fox acusou o presidente venezuelano de utilizar “adjetivos que não são toleráveis para o povo mexicano”.

— Me dá pena pelo povo venezuelano, pelo qual tenho tanto carinho. Me dão pena as posturas que se adotaram, pelos adjetivos que não se usam num relacionamento diplomático sério — lamentou Fox.

EUA: ‘É um assunto entre os dois países’

A ira de Chávez foi provocada durante a Cúpula das Américas, na qual Fox assumiu a liderança do grupo de países que defenderam a Alca, em sintonia com os desejos da Casa Branca. Em meio às discussões, Fox criticou a participação de Chávez na Cúpula dos Povos, evento organizado por movimentos sociais para repudiar a presença de Bush na Argentina e a Alca. No fim de semana, os dois governos tentaram resolver suas diferenças por canais diplomáticos. No entanto, a atitude de Chávez em seu programa de TV impediu qualquer acordo.

Ontem de manhã, o porta-voz de Fox, Rubén Aguilar, informou que seu governo havia decidido dar um ultimato à Venezuela, para que se desculpasse publicamente pelas declarações feitas por Chávez na véspera.

— As expressões de Chávez atentam contra a dignidade do povo e do governo mexicanos. O México exige uma desculpa formal do governo venezuelano. Caso contrário, o governo do México procederá a retirar seu embaixador na Venezuela, reduzindo o nível do relacionamento bilateral a questões de negócios — afirmou o porta-voz mexicano.

Poucas horas depois, o chanceler venezuelano, Ali Rodríguez Araque, não só descartou qualquer possibilidade de oferecer uma desculpa ao presidente mexicano, como considerou “uma agressão sem sentido o ultimato emitido pelo governo do México” e responsabilizou o presidente Fox pela crise diplomática. Resultado: os embaixadores Vladimir Villegas, da Venezuela, e Enrique Manuel Loaeza, do México, retornaram a seus respectivos países, em meio a uma gravíssima crise diplomática.

— Pouco depois de chegar a Mar del Plata, foi o presidente Fox quem desrespeitou Chávez e nós optamos pelo silêncio. Quando foi perguntado se o documento que seria assinado pelos presidentes era bom, ele (Fox) disse que não porque fazia muitas concessões à Venezuela — declarou o chanceler venezuelano.

O chanceler divulgou um comunicado no qual argumenta que a transmissão dos debates em Mar del Plata “é conseqüente com uma prática democrática em nosso país”. No vídeo aparecem os presidentes Fox, Bush, Néstor Kirchner, da Argentina, Tabaré Vázquez, do Uruguai, e o primeiro-ministro do Canadá, Paul Martin. Uma das imagens mostra um momento de forte tensão entre Fox e Kirchner. Durante o debate sobre a Alca, o presidente da Argentina manifestou publicamente suas divergências em relação à postura do governo mexicano.

Em Washington, o Departamento de Estado negou-se a comentar a crise entre Venezuela e México alegando tratar-se de “um assunto entre os dois países”.