11.11.05

Governo Lula é o que menos investe em 25 anos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o que menos investiu nos últimos 25 anos no Brasil. O valor investido mensalmente com recursos do Orçamento Geral da União em sua gestão até o momento é metade do que investiram, na média, os cinco presidentes que o antecederam: R$ 643 milhões por mês nos 33 primeiros meses de governo Lula, contra R$ 1,327 bilhão na média mensal de 1980 a 2002.

É a conclusão a que se chega comparando os números publicados pela Secretaria do Tesouro Nacional no Portal Siafi, na internet. Os valores da execução orçamentária foram atualizados pelo próprio Ministério da Fazenda e usaram o IGP-DI como índice de referência. Eles cobrem o período de janeiro de 1980 a setembro de 2005.

A média de investimento mensal do atual presidente é 54% menor do que a de Fernando Henrique Cardoso, 50% mais baixa que a de Itamar Franco, 55% menos que a de Fernando Collor, 38% abaixo da de José Sarney e 52% inferior à dos cinco últimos anos do governo do general João Batista Figueiredo.

O investimento é uma despesa eletiva, que o governo decide fazer ou não

Ministérios preferiram não se pronunciar

O Jornal do Terra procurou as assessorias de imprensa dos ministérios da Fazenda, Casa Civil e Planejamento para consultá-los sobre o levantamento que revela que o governo Lula é o que menos investiu entre as cinco últimas gestões, mas não obteve retorno.
As assessorias foram informadas sobre o teor da reportagem 24 horas antes da sua veiculação. A pasta do ministro Antonio Palocci, para onde a produção do Jornal encaminhou as tabelas do Tesouro Nacional com os números apresentados, informou que vai enviar os dados para os técnicos do Ministério.

Quanto ao Planejamento e à Casa Civil, a reportagem ligou 4 vezes para cada um deles, mas as assessorias não responderam até a entrada do Jornal ao vivo. O Jornal do Terra comprometeu-se a continuar tentando ouvir o governo sobre a redução dos investimentos.

José Roberto de Toledo
Editor-chefe do Jornal do Terra