2.11.05

MOTORISTA & CUBA

Motorista citado por revista tem cargo de confiança no gabinete de Palocci
ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO
- FSP

O motorista Éder Eustáquio Soares Macedo, apontado pela revista "Veja" como a pessoa que dirigiu o Omega preto em suposto transporte de dinheiro doado por Cuba para a campanha eleitoral de Lula em 2002, ocupa cargo de confiança no gabinete no ministro Palocci no Rio de Janeiro.
A Folha apurou que ele foi admitido como funcionário de confiança DAS-1 (Direção de Assessoramento Superior, nível 1), enquanto os demais motoristas terceirizados prestam serviço por intermédio de empresas contratadas em licitações públicas. A contratação foi feita por Brasília, para atender a Palocci e aos secretários do ministério durante suas viagens ao Rio de Janeiro.
Funcionários de carreira do Ministério da Fazenda ouvidos pela Folha, estranharam a contratação do motorista para atender o ministro em uma cidade que Palocci pouco freqüenta. A praxe, segundo informaram, é que o ministro seja atendido pelos motoristas mais experientes.
Éder Macedo foi admitido em 2003 e só é obrigado a comparecer ao trabalho quando requisitado. Seu salário é de cerca de R$ 1.500 por mês. Como DAS-1, tem status administrativo equivalente ao do chefe dos motoristas do Ministério da Fazenda.
De acordo com especialistas, a contratação do motorista para a função é inadequada, embora não haja impedimento legal.
A Folha indagou o Ministério da Fazenda sobre a situação funcional de Éder Macedo e se ele era o único caso de motorista contratado para cargo comissionado. Até o fechamento desta edição, não houve resposta do ministério.
Desde que foi citado pela ""Veja", Macedo desapareceu do trabalho. O chefe administrativo do gabinete, José Florêncio, disse que ele viajara para Brasília, na segunda-feira, a trabalho.
Como a versão foi contestada pela própria assessoria do ministro -segundo a qual ele continuaria trabalhando, no Rio- Florêncio disse que o motorista teria ido a Brasília por conta própria ""para esfriar a cabeça". ""Para ser franco, ele quer ficar livre de jornalistas. (...) Se os graúdos evitam a imprensa, imagine o pobre coitado", resumiu o funcionário.
O Macedo trabalhava como motorista autônomo em São Paulo quando conheceu lideranças petistas. Prestava serviço na locadora de carros Locablin, de Roberto Kurzweil, que alugou dois automóveis -um Omega e um Passat- para o PT durante a campanha eleitoral de 2002.

2 comentários:

Anônimo disse...

Very nice site!
viagra Second nature nursing bras Niacin for cholesterol control bdsm movie

Anônimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »