6.11.05

LULA/BUSH/AMAZÔNIA

Lula mostra a Bush, no mapa, onde fica Amazônia

Brasília - Uma pequena alteração na agenda de trabalho foi realizada na Granja do Torto, no encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush.

Eles deveriam fazer uma reunião reservada da meia hora e, depois participariam de uma reunião ampliada, mas acabaram realizando uma única reunião, de uma hora e meia, na qual estavam presentes também os chanceleres dos dois países e assessores.

Como na sala onde foi realizado o encontro havia um grande mapa do Brasil, o presidente Bush perguntou a Lula onde ele tinha nascido. Lula, então apontou o Estado de Pernambuco e, depois, mostrou que foi morar em São Paulo.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Lula aproveitou para mostrar o Estado de Mato Grosso do Sul, onde surgiram os primeiros focos de febre aftosa, explicando que o Brasil é muito grande e a área onde houve a doença era muito pequena e isolada.

Bush, quis, então, saber onde ficava a Amazônia. Lula mostrou e apontou ainda onde ficava o pantanal mato-grossense.

Depois da reunião, os dois presidentes e as primeiras damas, Laura Bush e Marisa Letícia Lula, vieram caminhando pelos jardins do Torto até a tenda armada para a declaração à imprensa.

Ao chegar ao local, Lula se mostrou bastante irritado com o fato de eles terem caminhado, sob sol forte e quente, e ao chegarem aos seus púlpitos não terem água para beber. "Não é possível, não tem água", reclamou Lula, enquanto aguardava o ok para começar a falar. "Cadê a água? ", insistiu ele, irritado.

Quando a água chegou, reclamou de novo. "O presidente Bush também quer água." Só aí veio água para o convidado. As primeiras damas, que ficaram sentadas aguardando as falas dos dois, não tiveram direito a água.

Eles almoçaram durante cerca de uma hora e meia. O cardápio foi churrasco, "com carne muito boa de Mato Grosso do Sul", informou o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

"Tem alcatra e picanha", disse o ministro, acrescentando que estava sendo servido ainda cordeiro desossado e recheado. O churrasco foi preparado por uma equipe de churrasqueiros de Mato Grosso do Sul, ligados ao governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, que sempre prepara refeições no Torto, a pedido de Lula.


Tânia Monteiro - Estadão