18.8.07

Lula e o "veneno"

Lula diz que evita reportagens que tenham "veneno" contra o governo

Afirmação foi feita no Rio, durante jantar com a família de Chico Buarque


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que evita ler algumas reportagens e colunas de jornal que contenham "veneno" e possam "contaminar" a confiança que ele tem no trabalho de seu governo.
Os comentários foram feitos em jantar com a família de Chico Buarque, anteontem à noite, no apartamento da mãe do compositor, em Copacabana. Lula se mostrou bem-humorado, segundo relato de participantes, e jantou macarronada.
Ele citou como exemplo de "veneno" o artigo do psicanalista Francisco Daudt, publicado na Folha de 19 de julho, em que o governo era chamado de assassino e criminoso devido ao desastre com o avião da TAM.
Lula não se mostrou preocupado com as turbulências financeiras internacionais e disse ter "libertado" o país do FMI (Fundo Monetário Internacional). Também não comentou as vaias recebidas à tarde, em Campos (norte fluminense). "Parece que ele queria desopilar", afirmou um dos presentes.
Lula estava com Luiz Dulci, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência. Da família Buarque, participaram Chico, sua irmã Ana de Holanda, três filhos da cantora Cristina Buarque e a matriarca Maria Amélia, 97. Brincando, o presidente lançou a candidatura de Memélia, como é conhecida, à sua sucessão em 2010, quando ela completará 100 anos. "Ele estava muito solto. É um amigo de 30 anos", disse ela, ontem.
Memélia e seu marido, o historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), ajudaram a fundar o PT em 1980. Lembranças de Sérgio ocuparam parte das conversas do jantar, que durou cerca de duas horas. Lula falou com Chico sobre futebol e lamentou não jogar mais na Granja do Torto.
Antes do jantar, Lula esteve com Renée de Carvalho, 82, viúva do líder comunista Apolônio de Carvalho (1912-2005) no Leblon (zona sul). Na saída, foi aplaudido e vaiado. Amigo de Apolônio desde a criação do PT, ele já havia visitado Renée após ser eleito, em 2002.
A visita durou cerca de 40 minutos. "Além da honra que o presidente me fez, valeu sobretudo a alegria de receber um velho amigo de sempre."
Renée comentou as vaias recebidas por Lula na saída de seu apartamento. "Foi uma coisa muito de leve. Havia, por outro lado, um varredor da Comlurb e outras pessoas que o aplaudiram", declarou.
Folha

Nenhum comentário: