15.7.09

Lula tem mágoa do Congresso

Lula diz que tem mágoa do Congresso devido ao fim da CPMF

No discurso de abertura da 12º Marcha Nacional dos Prefeitos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que tem uma mágoa e vai levá-la mesmo quando terminar seu mandato, que é o fato de o Congresso não ter aprovado a prorrogação da CPMF. (Relembre os escândalos no Congresso)

- Eu tenho uma mágoa e vou sair com ela do governo, que foi a queda da CPMF. A mesquinhez política acabou com a CPMF e eu não vi nenhum empresário reduzir em 0,38% o preço de seu produto - afirmou o presidente.

Lula, que ouviu dos representantes dos prefeitos pedido para a regulamentação da Emenda 29 - que trata das obrigações financeiras na área de saúde entre a União, governos estaduais e municípios -, disse que 17 estados não cumprem a destinação de 12% das receitas para saúde. O presidente pediu que os prefeitos façam uma marcha nesses estados que não cumprem a lei.

Lula também incentivou os prefeitos a pressionarem o Congresso para que aprove projetos que restituem verbas para a saúde, a exemplo da CPMF.

- É preciso que vocês compreendam. Tem propostas que não são do governo, que estão na Câmara, que vocês precisam batalhar para aprovar. Pode ser aprovada verba só para saúde - disse Lula demonstrado ser favorável a uma destinação específica de recursos para o setor. O Globo

Nenhum comentário: