5.9.08

Dia de mestre???

Em escola, Lula 'ensina' sobre próstata, pressão alta, dor de ouvido e problema de vista

RECIFE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva travestiu-se nesta quinta-feira de médico ao lançar o programa Saúde na Escola em um colégio estadual da capital pernambucana. Lula deu conceitos sobre pressão arterial, dor de ouvido, problemas de visão, próstata e até mesmo câncer de mama. Ele também lembrou a população sobre a importância da vacinação contra rubéola, cuja campanha termina dia 12 de setembro. Falando para cerca de 500 pessoas moradoras de um bairro da periferia chamado Imbiribeira, Lula começou dizendo que era preciso cuidar da pressão arterial e que o melhor remédio para isso era fazer exercícios. Dirigindo-se ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou:

- Minha pressão é menor que a sua, 11 por 7, e você não anda, não corre, não faz ginástica e fica dando conselho pra gente - disse o presidente, declarando que faz caminhadas todos os dias.

Lula receitou caminhadas de 30 a 40 minutos ao público presente:

- Levanta o bumbum do sofá e faça algum exercício. Nunca tomei um remédio para pressão.

Em seguida, ele passou a falar sobre problemas de dentição. Observou que a população mais pobre, quando tem dor de dente, recorre a paliativos. Recitou entre eles o uso de perfume, alho, álcool e cachaça.

- Quem coloca cachaça no dente, sempre coloca um pouquinho a mais para tomar a sobra - disse.

Já na função de otorrinolaringologista, o presidente disse que é comum quando se tem dor de ouvido recorrer a óleo quente, pano quente e até leite materno, numa prática que chamou de curandeirismo.

- Usa-se inclusive leite de peito. Se a mãe não tiver mais, não deixe o marido ir pegar emprestado.

Como oftalmologista, Lula disse que às vezes a criança que não enxerga bem é taxada de burra por professores e colegas. Segundo ele, agora que o programa foi lançado, o governo pretende distribuir óculos para os alunos. Como já fez em outras situações, o presidente voltou a exortar os homens a fazerem o exame de próstata:

- Se tem um bicho covarde é um homem. Seria bom um homem engravidar para saber quantos toques ele ia tomar - afirmou.

O programa lançado nesta quinta na verdade já havia sido lançado em 5 de novembro de 2007, quando no seu programa de rádio "Café com o presidente", Lula anunciou que faria o PAC da Saúde para os alunos das escolas públicas. O programa, nessa primeira fase, irá atender a 2 milhões de alunos em 690 municípios. Até 2011 a meta é chegar a 26 milhões de estudantes em todo o país, com gasto total de R$ 844 milhões.
O Globo

Nenhum comentário: