30.10.09

PT já lança portal para 2010 com custo de R$ 600 mil

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP), e o secretário de Comunicação, Gleber Naime, divulgaram ontem o novo sistema de comunicação do partido na internet, um portal que integra o site, uma TV web e uma rádio web, com equipamentos de última geração, a um custo inicial de R$ 600 mil. O portal do PT, com custo mensal de manutenção estimado em R$ 60 mil, terá uma programação dirigida à militância petista. A ideia é fazer debates e encontros com dirigentes do partido e ministros, inclusive a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata petista à Presidência.

Ao lançar o novo portal, ontem à noite, na sede do PT em Brasília, o tesoureiro do partido, Paulo Ferreira, disse que a previsão de custo da campanha nacional de Dilma ficará acima de R$ 190 milhões. Ele levou em conta o valor das três contas — comitê, candidato e diretório — de 2006. Ferreira disse não acreditar em grandes doações pela internet, uma novidade da legislação eleitoral: — As contas da campanha nacional a presidente ficarão acima dos R$ 190 milhões

Tesoureiro: arrecadação via web esbarra na legislação

O tesoureiro disse que, mesmo com as novas regras de captação de doações pela internet, não deve se repetir no Brasil o “case Obama”, ou seja, o fenômeno de arrecadação via web.

— A legislação cria uma dificuldade, já que a doação via internet exige que, para efeito de prestação de contas, o partido vá atrás do doador para lhe dar um recibo. Isso vai dificultar para todos os partidos, a não ser que o TSE, na regulamentação, permita na prestação de contas o simples documento bancário com CPF do doador — disse Ferreira, informando que, na campanha de 2006, as doações por meio eletrônico significaram “ridículos” 2%.

O novo esquema de comunicação do PT, mais direcionado para a militância, vai estrear dia 6 de novembro, com a cobertura do encontro de prefeitos do partido em Guarulhos.

Mas o grande teste da rádio e TV web será a cobertura do Processo de Eleição Direta (PED), para escolha do novo diretório, com um debate entre os candidatos em 22 de novembro.

— A ideia era fazer uma reformulação e ampliação do sistema de comunicação via rádio e TV, buscando outras formas de interação com a militância.

O mais viável economicamente foi via internet — explicou Berzoini.

Para a construção do novo portal, foram contratadas quatro empresas especializadas no setor. A rádio terá programação de música ao vivo e noticiário. O Globo

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