17.5.09

"Deveria haver um plebiscito", afirma deputado

De volta à Câmara há pouco mais de cinco meses, Fernando Marroni (PT-RS) quer defender dentro do PT um terceiro mandato para o presidente Lula. O ex-prefeito de Pelotas afirma que essa é uma vontade da população que encontra eco dentro do PT. A timidez do partido teria como causa a escolha feita por Lula de Dilma Rousseff como sua candidata.


FOLHA - O terceiro mandato deve entrar na discussão da reforma?
FERNANDO MARRONI - Essa é a minha proposta.

FOLHA - Há eco dentro do PT?
MARRONI - Eu sei da posição do meu partido sobre o tema, mas não posso me furtar de fazer essa manifestação na tribuna porque, onde eu tenho andado, a população em geral, esse tema é candente para a sociedade brasileira. Penso que a reforma política deve ser referendada pela população e não ocorra como outras vezes, em que foram feitas reformas ao sabor da conjuntura e dos interesses. A pauta da crise nos remete à discussão da continuidade da liderança do presidente Lula.

FOLHA - O sr. defende a consulta popular?
MARRONI - Deveria haver um plebiscito.

FOLHA - Acredita que a defesa da continuidade do governo do presidente Lula é ampla dentro do PT?
MARRONI - Acredito.

FOLHA - Por que, então, o sr. é uma voz solitária na defesa pública do terceiro mandato?
MARRONI - Nós temos muito carinho e respeito pela posição do presidente Lula, inclusive na indicação que ele fez da ministra Dilma, que é um grande quadro para ser presidente.
Mas esse é o limite da minha disciplina partidária. Eu não posso deixar de repercutir na tribuna da Câmara o que a minha base eleitoral pensa.

FOLHA - O sr. acha que o fato do presidente Lula já ter lançado a ministra Dilma Rousseff impede que outras pessoas dentro do PT defendam o terceiro mandato?
MARRONI - Acho que sim.

FOLHA - Muda o quadro com a doença da ministra?
MARRONI - Não se trata disso. Ela vai superar com tranquilidade a doença, essa é a opinião da equipe médica. Todos esperamos que a recuperação dela ocorra o quanto antes. Agora, eu penso que a soberania popular deve ser respeitada. Folha

2 comentários:

Marcos Pontes disse...

Um imbecil como esse assina o atestado de incopetência dele e de todo o partido. É como se dissesse "somos todos incapazes, nenhum de nós pode governar o país". Oô, enrola a bandeira e vai embora pra casa ao invés de ficar tentando venezuelar o Brasil. Nojo dessa corja.

Anônimo disse...

Dilma Rousseff ñ tem condições de sair como Presidente, devido sua debilitação de sua defesas imunológicas, q está em luta constante com o seu corpo e sua alma....onde deveria ir para os USA, onde novas drogas e pesquisas estão bem + evoluidas d q aqui,lá concentram a maioria dos Cientistas dos Mundo no combate dessa doença....sendo novos medicamentos q no Brasil ñ temos....fora os experimentais....
Se Lula se abdicar, entra ou o Presidente da Câmara ou do Senado,
sendo q Sarney entro no lugar de Collor...foi Presidente várias xs Camara e Senado....poderá suprir esse mandato tampão a Moda Revolução de 64 q ocorreu no Passado, acabando com o Para Pedro Para, de dois em dois anos q é um transtorno para Sociedade Brasileira do Brasil e no Exterior......