17.12.09

PT vota proposta de plebiscito sobre Constituinte em 2010

Consulta, que precisa ser aprovada pelo Congresso, seria feita no mesmo dia da eleição

Objetivo é transformar a reforma política em tema da campanha; deputados devem usar tempo na TV para falar sobre o assunto


O PT decidiu transformar a reforma política em tema da campanha eleitoral de 2010 e, em seu congresso nacional, em fevereiro, votará uma proposta de realizar um plebiscito sobre o tema no mesmo dia da eleição presidencial do ano que vem.
Nesse mesmo congresso será lançada oficialmente a candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
O autor da ideia do plebiscito é Francisco Rocha, um dos principais ideólogos da ala que controla o partido, a Construindo um Novo Brasil (CNB).
A CNB acaba de vencer com folga a eleição para renovação da direção petista e, na prática, controlará a campanha de Dilma. A esse grupo, além do presidente Lula, pertence o ex-senador José Eduardo Dutra, que em fevereiro será empossado presidente do PT e coordenador da campanha.
Recentemente, uma proposta semelhante de plebiscito para reforma política foi apresentada pelo deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE).
Além da proposta do plebiscito, o congresso deverá votar e aprovar uma sugestão do próprio Dutra de reservar parte do horário eleitoral de rádio e TV para que deputados da legenda defendam a reforma política.
"Esse assunto [reforma política] o Congresso Nacional só vai votar se houver pressão de fora para dentro", diz Dutra.
Nos últimos três anos, a Câmara dos Deputados por duas vezes colocou em pauta temas como financiamento público de campanhas, voto em listas partidárias, fim das coligações proporcionais, cláusula de barreira e fidelidade partidária. Nas duas vezes, as propostas foram derrubadas por forte oposição suprapartidária.
O PT, desde 2007, defende uma Constituinte exclusiva para tratar do assunto, mas sempre pela via parlamentar, ou seja, a partir da aprovação de uma emenda constitucional.
Vários de seus líderes vêm chegando à conclusão de que apenas o caminho congressual não basta. "Já apoiamos a tese da reforma política há algum tempo, mas não prosperou muito. Tem que haver um movimento que inclua a sociedade civil", afirma Francisco Rocha.
Ele diz que ainda está fazendo consultas dentro e fora do partido sobre os termos exatos da pergunta, que possivelmente faria referência à tese de uma Constituinte só para a reforma.
Para que o plebiscito ocorra, é necessária a aprovação de um projeto de decreto legislativo pelo Congresso, por maioria simples na Câmara e no Senado. Apesar de a proposta ser realizá-lo no mesmo dia do primeiro turno (3 de outubro), a consulta não interfere diretamente na eleição. É desnecessário, portanto, aprová-lo com um ano de antecedência.
O prazo também não é tão exíguo quanto parece. Da última vez em que houve um plebiscito, sobre a proibição da venda de armas, a aprovação pelo Congresso se deu em julho de 2005, e a consulta foi feita em outubro do mesmo ano.
"Reforma política só acontece com o envolvimento da população. Ou a gente busca uma forma de envolver a população, ou a reforma não sai", diz o deputado José Genoino (PT-SP).
Nos bastidores do partido, admite-se que é difícil um plebiscito ser aprovado pelo Congresso no ano que vem.
O PT pretende fazer um gesto político já na campanha, atrelando o tema à imagem de Dilma. E apostando que sua representação e a de aliados vai crescer na próxima legislatura, quando então seria mais realista aprovar as propostas. Folha

2 comentários:

Paulo Kuhr disse...

Meu, falando em portugues já é ruim dessa gente entender alguma coisa. Em ingles, ai fudeu geral.

Saramar disse...

Gusta, apesar do congresso nacional basileito ser uma paródia triste de qualquer parlamento e, talvez, justamente por ser o que é, os comunistas no poder já ousam dizer claramente que "só o congresso não basta...".

Nesta lógica, logo veremos que o petismo DETERMINARÁ que o congresso nacional não basta para legislar sobre a imprensa, sobre as garantias constitucionais, sobre os direitos do cidadãos, sobre os impostos, etc., etc, etc.

Todos estamos cientes que comunismo não combina com parlamentos (senão os comprados), nem com democracia.

E estes petistas brasileiros, comunistas chiques que são, estão propondo o tal plebiscito (ditadores adoram isto) porque não querem permitir que suas sinecuras (tantas e tão bem pagas, a custa do dinheiro público) possam sofrer alguma baixa. Por isso, vão tentar criar mecanismos legais (tal qual o Chavez) para garantir as benesses do poder.

E ainda fingindo ser democracia a constante alteração das normas que regem o país! São indecentes!

Pergunto: quem é o PT para julgar o que basta e o que não basta neste país?

Um partido, cujos líderes respondem a processos por corrupção.
Um partido que se alia a indivíduos de equívoca imagem, indiferentes ao que estes representam de sujeira e corrupção.
Um partido que impede investigações sobre o mau uso do dinheiro público (estou sendo elegante).
Um partido que se rendeu à falsa imagem de um falso deus, semelhante ao PC soviético à época do Stálin e ao chinês, à época do Mao, sem se preocupar com o mal que tal rendição representa para os cidadãos e para o país.
Um partido, em suma, que não passa de tapete vermelho para ser pisado, sem voz, sem dignidade, capenga político, apoiando na frágil muleta do enganador-mor, cuja face já está sendo percebida por muitos, aqui e lá fora.

E este arremedo de partido ainda se julga no direito de afirmar o que deve ou não deve ser feito no país, na política do país? Quem acreditará em sua proposta, senão aqueles que sabem o que ela realmente pretende?

Infelizmente, estamos a caminho da venezuelarização do Brasil. Ninguém reage. Os cegos, porque são cegos; os que enxergam, porque são covardes.

beijos