22.7.10

1 em cada 5 eleitores não foi à escola ou é analfabeto. 8 mi dizem que não sabem ler nem escrever, e 27 mi nunca tiveram aula

Nordeste é a região em que há mais eleitores em uma das situações, 35%; no Sudeste, eles somam 12% do total

A cada cinco pessoas aptas a votar neste ano, uma é analfabeta ou nunca frequentou uma escola.
São, ao todo, 27 milhões de eleitores nessa situação no cadastro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desses, 8 milhões são analfabetos e 19 milhões declararam saber ler e escrever, mas nunca estiveram numa sala de aula. No total, há 135,8 milhões de eleitores no país em 2010.
A pior situação é no Nordeste: enquadram-se em um desses grupos 35% dos eleitores. No Sudeste, são 12%.
Os dados de escolaridade do TSE são uma estimativa, já que são fornecidos pelos eleitores no momento em que eles vão tirar o título e só atualizados caso ocorra uma revisão do cadastro.
O percentual de eleitores que nunca frequentaram a escola caiu de 23,5% na última eleição presidencial, em 2006, para 20,5% neste ano.
O voto das pessoas com menos instrução e menos informação tende a ter menos ideologia e mais personalismo, diz o cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais.
Por isso, diz, Dilma Rousseff (PT) é quem tem mais condições de angariar votos desse grupo, uma vez que se beneficia da associação com a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Reis ressalva, por outro lado, que também têm grande influência os programas sociais e o aumento da renda dos mais pobres.
Por ora, o quadro ainda é homogêneo entre os candidatos. Na última pesquisa Datafolha, há três semanas, a petista tinha 20% das intenções de voto entre os eleitores com escolaridade até o ensino fundamental, contra 16% de José Serra (PSDB).
O tucano, por sua vez, tinha três pontos de vantagem entre aqueles com nível superior. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

CANDIDATOS
Nas eleições deste ano, o analfabetismo não é exclusividade dos eleitores. Saber ler e escrever é uma exigência da Justiça para disputar a eleição, mas, ainda assim, cinco candidatos declararam ao TSE serem analfabetos.
Até 2004, os que se diziam analfabetos faziam uma prova para ter o grau de instrução avaliado. A partir de 2006, eles são chamados a fazer, no tribunal, declaração de próprio punho, afirmando que sabem ler e escrever.
(ANGELA PINHO E FERNANDA ODILLA - FOLHA)

2 comentários:

Evandro Monteiro disse...

É por isso que sou contra o direito de voto aos analfabetos, e olha que moro no Nordeste!

Larysa disse...

Saludos a todos en este foro de blogs, quiero contarles todo sobre un avance financiero que el Sr. Pedro me ofreció para superar cuando me moría de hambre con mi negocio y mi familia durante la pandemia de covid19. Me encontré con el Sr. Pedro en un blog donde alguien lo recomienda a cualquiera que busque un préstamo. Estaba muy emocionado y también me motivé para estar en esa posición de libertad financiera ya que mi familia se estaba muriendo de hambre. Me puse en contacto con el Sr. Pedro en la aplicación y le dije él, la historia de mi vida sobre la situación financiera, me envía un formulario de solicitud para completar con mis datos, lo cual hice luego, después de que me envió el contrato de préstamo, luego se lo reenvié a mi abogado para que lo revisara y me aconsejara sobre cómo hacerlo. Firmé el acuerdo de préstamo después de que mi préstamo fue aprobado pocas horas atrás el banco me contactó para la transferencia de fondos y los cargos que necesito liquidar en el mostrador del banco Borré los cargos que recibí mi préstamo el día siguiente que liquidé los cargos bancarios entonces Fue muy agradable trabajar con el Sr. Pedro y le agradezco mucho la ayuda que me brindó, que realmente ayudó a mi familia a salir del hambre. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en el correo electrónico: pedroloanss@gmail.com porque siempre está ocupado, pero también tienen otro compañero de equipo profesional que trabaja con él, pero recomiendo al Sr. Pedro a cualquiera que busque ayuda financiera.