14.5.06

Governo vai processar Dantas

Auxiliares do presidente sugerem que dono do Opportunity quer "chantagear" o governo; citados negam ter contas no exterior .

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, informou ontem que o governo brasileiro entrará com uma ação judicial contra Daniel Dantas, proprietário do Banco Opportunity. A decisão foi tomada em reação a uma reportagem publicada pela revista "Veja", baseada em informações fornecidas por Dantas, que relata a possibilidade da existência de contas de cardeais petistas em paraísos fiscais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está entre os políticos citados pela revista. Em viagem a Viena, Lula negou que tivesse dinheiro fora do país e acusou a revista de ter praticado um "crime" (leia mais na próxima página).
Auxiliares diretos do presidente afirmaram à Folha que o empresário e banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, estaria tentando "chantagear" o governo. Dantas é pivô do maior conflito empresarial da história recente do país: o controle da Brasil Telecom, disputado pelo Opportunity e por fundos de pensão.
A reportagem da revista e a reação do governo foram o ápice de uma semana em que Dantas, de forma indireta, acusou o PT e o governo federal de terem influenciado em uma disputa privada por motivações políticas. De acordo com o grupo que presidente, Dantas seria "odiado" pelos petistas por ter se negado a ajudar financeiramente o partido.
A revista atribui a informação a Dantas, que teria mandado investigar petista para se defender de uma cobrança de propina de "dezenas de milhões de dólares" pelo PT. À Folha, Dantas disse não ter mandado investigar políticos.
Dantas disse que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares teria pedido entre U$ 40 milhões e US$ 50 milhões para proteger interesses do Opportunity na disputa com o Citibank e fundos de pensão pelo controle da tele.
A relação de políticos petistas teria sido produto da investigação do ex-diretor da agência de espionagem Kroll, o americano Frank Holder, a pedido de Dantas.

Reação
O ministro Tarso Genro rechaçou a existência de uma conta de Lula fora do país. Ao saber do teor da reportagem, riu. E comentou: "Estou falando especificamente de Lula. Essa é uma informação infamante e caluniosa que, seguramente, terá as respostas legais adequadas", declarou.
De acordo com a "Veja", além de Lula, o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, são alguns dos nomes citados como possuidores de dinheiro em paraísos fiscais. Constam ainda da relação os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda), Luiz Gushiken (Secom) e o senador Romeu Tuma (PFL-SP). Na lista publicada pela revista, o nome de Palocci aparece grafado incorretamente como Antonio Palocci Jr. -seu nome é Antonio Palocci Filho.
"Pedi a um advogado para ver quem devo processar, se Dantas, se seus informantes, se a revista ou se todos. Não posso deixar que meu nome seja exposto à execração pública por uma calúnia", disse o ex-ministro Luiz Gushiken.
"Não tenho conta no exterior. É uma mentira. Uma chantagem. Dantas tenta sair da posição de corruptor que sempre foi para a de vítima e achacado", diz Gushiken, atualmente chefe do Núcleo de Ação Estratégica da Presidência. O ex-ministro se queixou de não ter sido procurado pela revista para responder à acusação.
"Vale lembrar que a empresa Kroll praticou, sob orientações do sr. Daniel Dantas e do Opportunity -conforme amplamente noticiado- espionagem ilegal e sórdida sobre minha pessoa e outros integrantes do governo", lembrou Gushiken, à tarde, por meio de nota oficial. "Adotarei todas as medidas judiciais cabíveis para a defesa da minha honra."
Dois outros auxiliares do presidente, que preferiram falar reservadamente por ora, disseram que Lula não possui conta no exterior e avaliam que Dantas tenta chantagear o governo porque não teve seus interesses atendidos.
A revista não afirma que as contas são verdadeiras. Diz que, após investigação, relatou os fatos para que pudessem ser investigados pelas autoridades competentes.

Dossiê Cayman
Nas palavras de um ministro, a lista exibida pela revista, que a atribui a Dantas, seria um "novo Dossiê Cayman", papéis que se mostraram falsos e que diziam que a cúpula do governo Fernando Henrique Cardoso possuía conta secreta em paraíso fiscal.
O delegado Paulo Lacerda, da PF, afirmou que a conta no exterior pertence a um homônimo e que havia explicado isso à revista.
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) também disse que processará Dantas e a Kroll. "É a coisa mais absurda do mundo. Nunca tive conta no exterior. Não tenho dinheiro para ter conta no exterior. Tenho duas contas no Brasil, que é onde recebo", reagiu o senador, afirmando ser esse "um jogo sujo para tentar desmoralizar autoridade que investiga no Brasil".
O Citigroup retirou Dantas, no ano passado, do comando da Brasil Telecom, e o acusa na Justiça americana de fraude e negligência. O banqueiro se diz vítima de achaques do governo federal e de perseguição por parte do banco americano, a pedido de Lula.
Folha

Um comentário:

Anônimo disse...

best regards, nice info » » »