9.12.05

Governo constrangido

Entrevista de Dirceu constrange governo
Gerson Camarotti para O Globo

BRASÍLIA. Causaram constrangimento ao governo declarações do ex-deputado José Dirceu (PT-SP) em entrevista à revista “Fórum” de que, com a crise política, “não sobrou nada no governo” Lula. Na entrevista, ele citou o nome do ex-ministro Luiz Gushiken, do chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, e do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, além dele próprio, para dizer que todos foram atingidos por denúncias de corrupção e concluir que não sobrou nada.

A repercussão interna foi tão negativa que a direção nacional do PT soltou nota esclarecendo as declarações de Dirceu. A nota diz que o objetivo era evitar a propagação de uma versão deturpada da entrevista à revista, uma publicação voltada para a esquerda, concedida há cerca de 20 dias. “As frases foram tiradas do contexto por alguns órgãos de imprensa e perderam o sentido original, que não era de crítica. Em nenhum momento ele diz que ‘o governo acabou’. Essa é uma ilação absurda feita para ‘esquentar’ a matéria”, afirma a nota.

A nota diz que “quanto ao fato de José Dirceu considerar a personalidade do presidente Lula difícil, o contexto mostra que não é uma crítica e sim um lamento”. Perguntado se havia problema pessoal com o presidente, Dirceu disse: “Uma mistura de coisas. O personagem é difícil. Está ficando claro isso”.

Para um interlocutor de Lula, o ex-chefe da Casa Civil vive um momento de mágoa e a entrevista reflete isso. Ministros não gostaram do teor da entrevista, mas evitaram comentá-la.

Na entrevista, perguntado se depois de sua cassação haveria outras, Dirceu respondeu: “Eu sou só um símbolo. Na verdade, não sobrou nada no governo. Luiz Gushiken, Gilberto Carvalho, Antonio Palocci, José Dirceu.... No PT, o presidente da Câmara, o líder do governo, José Genoino... Eles querem criminalizar o PT (...)”. Disse também que só saiu do governo porque se deu conta de que Lula queria que ele saísse.

Deputado petista critica Dirceu

Ex-líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro (BA) criticou Dirceu.

— É bom esclarecer que Dirceu deixou o governo muito mais pela conseqüência dessa crise do que pela ação de Lula. Dirceu é a expressão de alguém que foi bombardeado e virou um símbolo por causa disso — ressaltou Pinheiro.

3 comentários: